Cortinas: Tecidos

Além de escolher o modelo da cortina, é importante escolher o tecido do qual ela será feita. E não estou me referindo somente a escolher a cor ou a estampa não, estou falando do tipo de tecido mesmo, porque cada um tem um visual diferente, ou seja, uma mesma cortina pode parecer outra cortina somente por ser feita de outro tecido. Então vamos aos principais!

Voil
Trata-se de um tecido fininho, com uma leve transparência. Tem vários tipos de acabamento, sendo que pode ser liso, amassado, vazado, estampado, com ou sem bordados (no meu quarto eu uso uma cortina de voil amassado, é uma graça). Por ser um tecido muito fino, é aconselhável usá-lo em combinação com um outro tecido, que faz as vezes de forro. Uma cortina de voil é super delicada e pode ser usado sozinho ou em combinação com outros tecidos ou outras cores do mesmo voil. Atrevo-me a dizer que é uma das mais usadas atualmente.

cortina de voil
Seda
Quando a gente fala em seda, já lembra daqueles lenços super delicados, né? Pois bem, a seda realmente é um tecido muito macio e nobre também, porém também é possível de fazê-lo resistente. A principal característica da seda é que é simplesmente um tecido muito chique (e caro). Pode ser combinado com outros tecidos também.

cortina de seda sobre cortina de voil

Shantung
É um tecido muito parecido com voil, mas um pouco menos transparente e um pouco mais encorpado. Trata-se basicmente de uma seda tecida à mão, que cai muito bem numa área social.

cortina em shantung de seda

Linho
É um tecido bem encorpado e nobre, trazendo bastante conforto e elegância ao ambiente. Pode ser combinado com voil, seda, além do shantung. Pode também ser usado em cortinas de painel, pois tem peso e resistência suficientes.

cortina de linho sobre voil

Sarja
É parente do jeans, um tecido muito encorpado e bastante resistente. Em geral é usado combinado com voil, ou outros tecidos mais finos, porém também pode ser usado sozinho. Assim como o linho, também se aplica a painéis, devido a sua resistência. Trata-se de um tecido bastante durável.

cortina de sarja em dois tons

Richalieu
É um tecido todo rendado com bordados cortados, muito delicado, porém fácil de lavar. Pode ser usado em cozinhas, copas, e até quarto de bebês. Minha mãe não vive sem as dela na cozinha e banheiros.


Blackout
Esse termo vem do inglês, que traduzindo ao pé da letra significa "escurecimento completo". Trata-se de um tecido feito em geral de poliéster, que impede a passagem de luz. Bastante usado em home theaters e salas de consultórios, por exemplo. Muitas vezes é usado por detrás da cortina de tecido mais fino, permitindo controle da luminosidade do local.

cortina blackout em rolô por trás de uma cortina de voil
Claro que existem muitos outros tipos de tecido, só estou citando alguns que lembrei agora, mas se vocês forem numa loja de cortinas, vão descobrir uma infinidade de tipos de tecidos, texturas e cores. Mas aí é com cada um de vocês escolher como fica melhor em seu ambiente.

Comentários

  1. Acho tão dificil decidir a cortina.... quero ver qdo chegar a hora.....rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu optei por persianas para a compra do meu apê...enjoei um pouco de cortina, já tive de todos os modelos, acho que é por isso, rsrs. Depois que eu usá-la te falo o que achei.
    Quando puder nos visitar e acompanhar... http://conquistasdonossoape.blogspot.com.br/

    Beijos

    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... pode ser por isso que enjoou sim... é bom renovar! Mas continuo com um certo preconceito contra as persianas... :)

      Excluir
  3. Nossa,são tantas opções de cortinas...nem ideia do que escolher..
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando precisar escolher, a gente acaba escolhendo... mas é bom saber quais são as opções, né?

      Excluir
  4. Seus posts estão sendo de grande ajuda,pois tenho que começar a escolher lá pra casinha, apesar de não parecer isso é muito complicado, andei dando uma olhada por aí e fiquei mais enrolada ainda!!!!! Não sei se coloco de trilho ou varão, ou cheia de fru fru ou simples.....rsrsrsr beijinhos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que ajudo de alguma forma! Acho que no fim, tudo vai depender do conjunto da decoração de sua casinha... varão é mais prático, mas eu por exemplo, quero deixar a cortina embutida, então vou de trilho.

      Excluir
  5. Ta,e quem não tem janela no quarto pode colocar?
    UAHUAHAHAUHuhUhUhUHuhUhUHAUHA
    Menina vc é linda,amo seu blog (=
    Bjksssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode colocar, ué! Não precisa ter janela pra ter cortina... vc pode escolher uma parede e colocar a cortina para fazer de conta que tem uma janela lá =D

      Excluir
  6. Muitos tecidos, a gnt se perde mesmo na hra de escolher!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora que além do tipo de tecido tem que escolher a cor, a estampa... é muita coisa pra pensar!

      Excluir
  7. HUmmm, eu nem sabia que tinha tanto tipo de tecido, acho que comprei de algodão misturado com poliéster. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o bom do poliester é que facilita na hora de secar (seca mais rápido) e não deixa amassar muito! Beijocas...

      Excluir
  8. Lindinha amei as dicas... Super importante na hora de decorar! Obrigada pelo carinho! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico feliz de ajudar de alguma forma com quem tem as mesmas dúvidas e angustias que eu! Beijinhos...

      Excluir
  9. Estou adorando o post das cortinas, não sabia muita coisa sobre elas. Meu enxoval, minha mãe que está comprando, não saco nadinha...rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Terceirizando a atividade... muito bem! rs... Eu sou chata e detalhista demais... Vou ter que dar pitaco em tudo, então não dá pra eu terceirizar essas coisas... rs...

      Excluir
  10. Estou amando os posts das cortinas!! É tanto detalhe para pensar, que não tinha percebido!!Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Mas acho que por enquanto já chega de cortinas... rs... vou mudar de assunto para o próximo post... vamos para camas box!

      Excluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma