Cortinas: Acabamentos

Continuando o post anterior, são tantos os tipos de cortinas... uma mais linda que a outra... mas tem aquelas que sempre são as preferidas do pessoal, né? Qual seria a sua? Pois bem, temos as cortinas clássicas, de tecido, que acho que é o que a maioria usa e pensando em cortinas clássicas, temos vários tipos de acabamento. Abaixo estão os mais comuns.

Pregas fêmea: Tem acabamento delicado e moderno, pois o volume do tecido fica concentrado atrás. Este detalhe faz com que o caimento seja reto.


Pregas macho: neste caso, o tecido mantém o seu volume na frente, fazendo com que o ambiente apresente uma atmosfera mais sofisticada. Trata-se de um tipo de acabamento muito usado porque não exige grande quantidade de tecido.


Pregas americanas: um modelo de acabamento muito comum na decoração residencial, sendo caracterizado pelas três pregas costuradas. Para melhorar o caimento das peças, normalmente se usa em parceria com o forro.


Painel: acabamento compatível com a decoração contemporânea, trata-se de um tecido reto que corre sobre trilhos, intercalando-se um sobre o outro.


Argolas: estas peças podem ser fabricadas com diferentes materiais, mas é importante que valorizem o estilo da decoração predominante no ambiente. As cortinas com argolas normalmente são instaladas em varões e o tecido fica suspenso. As argolas podem ser presas costuradas aos tecido, deixando o mesmo pendurado ou com ilhozes, como na imagem acima.

Existem também outros tipos de cortinas...


Romana: É uma cortina que se recolhe verticalmente, parecida com uma persiana, porém é feita de tecido inteiriço. É bastante moderna e pode ser feita com vários tipos de tecido. Já vi inclusive algumas feitas com bambu. Ja vi lugares usando ela como forro para uma cortina de voil. Fica lindo!!!


Rolô: É basicamente um tecido enrolado que podemos baixar, tipo aquelas telas de projeção, sabe? Nos escritórios mais modernos tem sido bastante usada. Penso ser uma boa opção para blackout, colocando por baixo da cortina que fica aparente. Aí é só baixar quando precisar cortar a luz.


Persiana: Existem persianas horizontais e verticais. Eu pessoalmente acho que decoração com persiana deixa o ambiente com cara de consultório médico. Não gosto, apesar de serem super práticas.

Comentários

  1. Eu curto as romanas e as de argolas! Nunca tinha pensado que existiam tantas opções, rs. Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais a gente fuça, mais coisa aparece... rs... pra mim cortina era cortina... tb não conhecia esses detalhes todos. Beijocas...

      Excluir
  2. Gosto muito de argolas, tanto que as da minha casa são assim!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São super práticas, né? Fácil de tirar e por :)
      Beijinhos...

      Excluir
  3. Que tanto tipo de prega! rsrsrs

    Eu sou apaixonada pelas romanas!

    Beijokas querida, uma otima terça feira!

    ResponderExcluir
  4. oi Francine!
    tudo bem?

    nossa... comprei minhas cortinas ontem!!!rsrs
    as minhas são de argolas, tanto na sala como no quarto de casal.
    comprei uma cortina com tecido bem levinho, mas com forro pra não ficar muito transparente...
    a da sala é branca, a do quarto, é um off-white, com detalhes de risquinhos em bege...
    depois eu mostro elas, aí vc me fala se ficou bom no ape. tá?

    to adorando suas dicas!!!

    bjoss

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran, no nosso quarto tem a cortina de argola, na sala de TV e escritório são persianas, e na sala a minha cortina preferida que tem pregas fêmeas.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica linda com as pregas femeas, né? Super elegante! Beijinhos

      Excluir
  6. Acho mais bonitas as de argolas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as argolas estão ganhando na preferência aqui... rs... Beijinhos...

      Excluir
  7. Olá Francine!! Belas dicas para saber a melhor para escolher para o ambiente que deseja. Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Sandra! É um incentivo pra continuar escrevendo aqui =D
      Beijocas.

      Excluir
  8. Hummm, não me lembro como é a costura das minhas...vou ver. BJs.

    ResponderExcluir
  9. Aiaiaia são tantas opções né!!! Mas eu ja tenho em mente a minha, vou querer de voil (deve ser isso), aquela molinha de tecido fino.. acho linnnnnda!!!! tem um balanço livre quando venta que adoro.
    Para escritorio acho legal persiana, combina bastante. No meu quarto aqui na casa dos meus pais tenho uma persiana horizontal que imita madeira que é linda de viver mas tem um problema, jamais consigo deixa-la abaixada com a janela aberta pois aqui venta demais e estraga né! :/

    Bjuuuuuuuuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, em escritório persiana cai super bem. Lá em casa a gente tem... mas tá toda amassada por causa do vento... rs...

      Beijinhos!

      Excluir
  10. Passando para saber como está!!Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visitinha, Sandra! Estou contando os dias para voltar pra casa... 15 dias fora é muito... Beijocas...

      Excluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma