No meu apê atual, os puxadores são daqueles embutidos, mas de alumínio. São ótimos... realmente não tenho nada que reclamar deles, mas ultimamente tenho visto alguns vídeos de armários sem puxadores... e simplesmente achei lindos! Eles não "cortam" os móveis, dando uma sensação de continuidade, fazendo com que o ambiente pareça maior.
Existem duas formas de fazer os armários sem puxador. Podem ser feitos com o puxador cava, em 45º ou com o pistão que abre as portas com um toque. Cada um com suas vantagens e desvantagens. Mas como é que cada um deles funciona?
Puxador Cava 45º
Este puxador é feito pelo marceneiro, cortando a bordinha da gaveta ou porta do armário em 45º. Depois, ele aplica uma fita na mesma cor do acabamento, assim como faz nas laterais das portas. Acho esse puxador interessante, porque não depende de mecanismos diferentes para funcionar, então a probabilidade de quebrar é menor. Porém, é preciso deixar um espacinho para os dedos encaixarem e puxar a porta ou gaveta
Puxador cava 45º
Segue abaixo uma pequena galeria com inspirações usando o o puxador cava. Veja como o ambiente fica mais leve do que usando puxadores de metal. Além de ter a vantagem de não enroscar na roupa de quem estiver passando pelo ambiente.
Fecho-toque
Nesse tipo de fecho, há um pistão que empurra a porta para abrir e trava a porta quando ela é fechada. Para abrir e fechar, basta empurrar a porta contra o móvel. Nesse tipo de fecho, as portas ficam quase invisíveis, já que não é necessário sequer espaço para os dedos, porém, como depende do mecanismo de pistão, pode necessitar uma maior manutenção.
Fecho-Toque
O fecho-toque é ótimo para locais em que você precisa do mínimo possível de recortes ou onde não há espaço para acessar um puxador cava. São perfeitos para fazer "armários invisíveis". Veja no vídeo abaixo como é interessante o funcionamento deste sistema:
Os apês ultra-compactos de hoje em dia são um desafio para quem precisa de espaço para guardar as coisas. Acontece que às vezes não dá pra aproveitar a parede inteira porque tem o interruptor que geralmente fica na porta de entrada do cômodo. No meu apê, se vocês olharem a planta, tem um quarto pequeno (esse do meio) onde eles colocam como sugestão um armário que pega a parede da porta inteirinha, que é bem pequenininha (tem mais ou menos 1,40m). Só que o interruptor fica nessa parede... O mesmo acontece com o outro quarto que não a suite. Como resolver? Pois bem... isso é algo pelo qual já passamos na minha atual casa. Quando meus pais reformaram a casa para criar um quarto para meu irmão, os quartos acabaram ficando pequenos e para aproveitar melhor o espaço, resolvemos colocar o armário do meu irmão na parede da porta, que é onde fica o interruptor. Então pra resolver o problema, o interruptor saiu da parede e foi pro armário! Olha só como a solução fica interessante.....
Em minha grande busca por espaço no apartamento, uma das coisas que defini, é que minha cama será do tipo box com baú. Sim, afinal de contas, meu guarda-roupas vai servir para guardar roupas. Lençóis, cobertores, edredons, colchas, essas coisas que ocupam muito volume vão pro baú. E se sobrar espaço, guardo outras coisas lá também. cama-box com baú Acontece que camas box em geral precisam de saia. Sim, a gente tem que vestir as danadinhas, senão fica meio esquisito. Já pensou aquele enxoval lindo, com um lençol branquinho e uma colcha toda trabalhada e os pés da cama aparecendo? Ou pior... com esse acabamento feioso nos cantinhos do baú aí da foto acima aparecendo? Não dá né... Ah, antes que eu me esqueça... aprendi em uma loja que cama box tamanho queen ou king tem essa divisão aí no meio para caber uma metade por vez nos elevadores dos prédios. Inteligente, né? Também existe uma vertente que diz que é para dar maior sustentação ao colchão, já que fica com um apoio adicion...
Maravilhosa essa opção de fazer com cava ou touch, sem puxadores. Fica super clean!!!
ResponderExcluir