Sancas não previstas

Semana passada pude fazer uma nova visita à obra do meu apê e pude entrar em uma unidade que está servindo de modelo para que eles façam os ajustes da planta no que se refere à posição das tomadas, encanamento, essas coisas. É uma espécie de apartamento-modelo que vai ser seguido para fazer as demais unidades.

É muito legal ver como vão ficar as coisas. Dá para ter uma noção muito melhor do que quando vemos as paredes somente nos tijolos. Nesse apê, já tem inclusive as paredes de vedação, que separam os comodos, que da última vez que fui ainda não existiam.

Mas tem uma coisa que me incomodou muito de ver. Na sala, na cozinha e em um dos quartos, existia uma sanca feiosa que não tinha no apartamento decorado. Como o pé direito do apartamento já é baixo (2,60m), não tem como colocar um forro de gesso para escondê-las. Agora minha dúvida é como disfarçá-las.

Na cozinha fica até que fácil, pois os armários podem escondê-la... o problema é que vou perder um pouco de espaço que tinha planejado para os armários, já que o espaço vai ser ocupado pela sanca.

cozinha com sanca para encanamento

No quarto, também dá para esconder com um armário, mas da mesma forma como a cozinha, vai ficar um "dente" dentro do armário, tirando um pouco do espaço. Mas ainda assim, dá para esconder essa coisa feiosa.

sanca do quarto, na parede da porta
Meu grande problema é a sala. Essa sanca fica bem na parede de onde ficaria a sala de jantar. Vou ter que pensar numa forma de usá-la como elemento decorativo disfarçando com gesso de alguma forma, só não sei como ainda...
sanca na área da sala de jantar
visão ampliada da sala... olha a sanca lá no fundo e os engenheiros da PDG na foto
Tudo bem, talvez nem esteja tão feio assim ou as sancas nem sejam tão grandes quanto parece pelo que falei, mas eu realmente não esperava por essa, já que elas não existiam no decorado. Mas que preciso dar uma "disfarçada" nelas, eu preciso sim...

Ah, conversando com um dos engenheiros da comissão, ele me disse que nos apartamentos atuais é super comum ter essas sancas, porque a medição de água é individualizada, então não tem como descer todos os canos numa única prumada. Então pessoal, para vocês que têm apartamentos ainda em construção, fiquem de olho porque provavelmente vai ter um monte de sancas assim como no meu.

Comentários

  1. Ah amiga...coloca uns spots...acho q vai ficar bem bacana depois com o acabamento e iluminada! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas será que pode colocar spot? A Sanca é de gesso, mas é por onde passa a tubulação... se puder furar, é uma ótima solução!

      Excluir
  2. Eu já tinha ouvido mesmo falar que a maioria dos novos apartamentos estão vindo com essas colunas.
    Mas não acho feio não, na verdade tem gente que pede pro gesseiro fazer sancas ao redor do teto e colocam spots e fica lindo. Se vc chamar um gesseiro ele vai te mostrar várias opções legais, vc vai ver!
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, em geral o pessoal faz as sancas, mas não tão altas (tem uns 30 cm). Tomara que dê pra dar um jeito nela sem rebaixar muito o teto...

      Excluir
  3. Esquenta com isso não, como as meninas mesmo disse um gesseiro consegue transformar este detalhe em decoração.

    Amiga você ainda tem tanta coisa pela frente .... que lhe recomendo a filtrar o que "vai lhe aborrecer" (risos)

    Caso contrário até o final da obra vc estará LOUCA!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei chateada mas só de leve... rs... Sei que vai ter muito mais coisa para me deixar nervosa (por exemplo, o fato do meu apê atrasar no mínimo 8 meses). Vou ter que pesquisar uns gesseiros... não conheço nenhum...

      Excluir
  4. oi amiga, valeu a dica, nossa, essas colunas são de matar, no meu tb tive umas colunas que tentei disfarçar, ou melhorar, uma delas é na entrada do apartamento, coloquei papel de parede e mdf, acabei chamando mais atenção para ela, e depois vou ver se coloco um quadro e tal. A gente tem q usar uns artifícios, porque as construtoras sempre mudam os projetos. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua coluna é na parede né? Esse povo é muito sem noção... custa fazer um projeto que já contemple tudo certinho? Beijão!

      Excluir
  5. Ia falar o que as meninas aí de cima falaram. Coloca spots que vai ficar lindo.
    Não se aborrece com isso não.
    Bjkssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só fiquei chateada na hora... depois passou... tem coisa pela qual não adianta se irritar. Pior tá a situação do pessoal dos aptos de 2 dorm de lá... tem coluna na suite e não tem janela no banheiro... dessa eu me livrei :)

      Excluir
  6. Fran,

    A idéia das meninas é boa!Coloca iluminação decorativa!

    Bjinhusss..=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me incomoda é o tamanho da sanca... se ela fosse mais baixinha, poderia parece proposital, mas ela tem uns 30 cm... é enooooooorme (exagerada eu).

      Excluir
  7. Fran, o meu não veio com estas sancas, seria interessante como as meninas falaram os spots, ou fazer algum trabalho com o gesso.
    Bjs, e breve postarei sobre a vistoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua, Marcella... colunas são feias... rs...
      Boa sorte na vistoria!!

      Excluir
  8. Oi sou nova por aqui, mas não pude deixar de comentar.
    Essas "sancas" que você mostrou não são vigas não?!?!
    Elas são de gesso ou de concreto???
    No meu prédio fizemos um shaft para descer toda a tubulação da caixa d'água até os andares dos apartamentos e não temos nenhuma "sanca" para esconder a tubulação.
    Agora temos vigas que ficaram parecidas com essa "sanca".
    As vigas muito raramente são da espessura das paredes, então o melhor jeito de esconder é fazendo gesso no teto.
    No meu apê tem várias vigas desse jeito (na sala e nos quartos de solteiro) que foram escondidas com forro de gesso.
    E o pé direito acabado vai ficar em torno de 2,50. Claro que quanto mais alto mais bonito, mas não ficou baixo nem abafado.
    As vezes da pra você fazer forro de gesso no ambiente todo, ou um contorno do ambiente completando a sanca (um dos moradores do prédio quis fazer desse jeito), como se já tivesse essa sanca em todas as paredes da sala por exemplo.

    Ah, e em nenhum apartamento decorado tem previsto estrutura e instalações (água, escoto, elétrica, gás), isso é só depois dos projetos prontos que da pra saber(e mesmo se soubessem acho difícil eles colocarem algo que talvez desabonaria uma possível compra). Normalmente o intuito do decorado é apenas mostrar a dimensão do apartamento.
    Bom espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem chega de fora tem a impressão que são vigas, mas como eu estou acompanhando a obra beeeeem de perto, consegui ver como eles fizeram... elas são de gesso mesmo. Foram feitas para a medição individualizada de água.

      Provavelmente devo ter que rebaixar o teto, mas não queria perder muito a altura do pé direito. Já é meio baixo (2,60), com rebaixamento fica ainda mais baixo, e na minha família as pessoas são altas... tenho que tomar cuidado para não deixar eles desconfortáveis nas visitas =)

      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Ola lindona! Pois é na verdade isso não e uma sanca mas um acabamento em gesso para isolar os canos do ape! Aqui tb tem, na sala e na cozinha, mas fiz deles parte da decoração! Vai lá ver minha sala, de ponta a ponta tem uma dessas, é na parede que fica a tv, fiz meu rebaixo a partir dela e depois se eu quiser posso usar esta beleza da construtora tb para colocar spots! Na cozinha ela roda o espaço quase que todo, então optei por nao fazer rebaixo de gesso e instalei pendentes! Para não perder nos armarios que vão ate o teto! Preferi ficar sem gesso na cozinha mas ter armarios! Sofria no outro ape sem espaço! Ah mudei o nome do blog para lardosbuscape.blogspot.com, para receber minhas atualizações vc tem que me seguir novamente tá! Postei minha sala lá, vem ver! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... minha preocupação é com o pé direito, porque meu pai é bem alto... já pensou ele ir me visitar e se sentir desconfortável? Mas vou dar um jeito... ainda não sei como, mas vai virar elemento decorativo sim =)

      Excluir
  10. Fran, eu tive exatamente o mesmo problema.... Tivemos que fazer uma sanca na sala e ficou bom. Na cozinha, realmente os armários esconderam. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois vou dar uma espiada nas suas fotos para copiar as idéias... hahahaha...
      Obrigadinha, Mari!

      Excluir
  11. Ola Fran, então na parte que nao tem o rebaixo dos encanamentos (sanca) o pe direito era de 2,60, segui a mesma altura que o rebaixo e fiquei com 2,33. Se vc olhar a minha sala é a parte que fica o rasgo de luz que pega toda extensao da sala.
    Na cozinha era a mesma coisa, mas optei por deixar os armarios altos e nao fiz o rebaixo de gesso para acompanhar. Se quiser me manda um email pra eu te mandar as fotos explicando direitinho! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... vou mandar um e-mail sim... obrigada pelas informações! Beijão!

      Excluir
  12. Oie! Estou linkando vc no meu blog. Abri esse blog recentemente pq estou a espera das chaves do meu apê, então imagine minha cabeça fervilhando de ideias e ideias? Se puder aparecer de vez em qud e dar seu pitaco, ficarei mto feliz!
    Ontem fui visitar para tirar as medidas e tb vi mta coisa que não gostei. Fizeram vários rebaixos na sala, na cozinha, nos quartos por causa dos dutos do ar condicionado. O quarto ficou cheio de "dentes" nas paredes, que vou ter que fechar ao dry-wall pra não ficar ridículo. Na sala ficou mto pior que a sua imagem, creia (logo posto fotos). Fizeram 3 degraus, um maior, um menor e outro menor embaixo, horrível. Vou ter que achar um gesseiro milagroso.

    Bjs!
    http://projetoapedossonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. SANCANAGEM esses engenheiros da PDG fiseram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma