Pisos

As fotos da minha festa de aniversário chegaram! Agora preciso escolher quais imprimir, quais colocar aqui no blog... rs... enquanto isso, num passado distante eu havia feito uma pesquisa sobre tipos de pisos. Lá no meu apê já está definido, vou de piso laminado! pelo menos nisso eu não tenho dúvidas... só não sei que cor eu quero... rs...

Mas se alguém ainda tiver alguma dúvida sobre o que colocar na casa, segue abaixo minha super pesquisa:


Pisos Laminados

Os laminados são chapas de fibra de madeira (geralmente de reflorestamento) revestidas com uma espécie de fórmica, a melamina. Ele difere dos Pisos de Madeira justamente por isso, já que eles não são feitos de madeira maciça, sendo que a cor ou a textura são definidos por laminas impressas. Atualmente os pisos laminados têm uma boa resistência e durabilidade, sendo que seu ponto negativo é no que se refere à baixa resistência à umidade, por isso ele é indicado somente para áreas secas (não deve ser usado em cozinhas, banheiros ou áreas externas). Por imitar a madeira, o Piso Laminado confere um ar mais aconchegante ao ambiente, além disso, ele proporciona um certo isolamento térmico, sendo bastante indicado para construções em regiões mais frias.

A instalação dos Pisos Laminados é muito fácil, já que não exige uso de argamassa e, dependendo do tamanho do ambiente, pode ser instalado em um único dia. Sobre a instalação o principal ponto que deve ser observado é que, em especial no caso de apartamentos, uma manta de isolamento deve ser colocada por baixo do piso, para que exista uma certo isolamento acústico e o vizinho de baixo não fique ouvindo os passos do vizinho de cima. A limpeza dos pisos laminados deve ser feita com vassoura ou panos úmidos, nunca com água, pois a água pode empenar a madeira.

Vantagens:
- O ambiente fica mais aconchegante;
- Facilidade na colocação;
- Facilidade na limpeza e aplicação de ceras;
- Facilidade na substituição, já que o mesmo geralmente não é colado;

Desvantagens:
- Durabilidade menor se comparado ao piso frio;
- Mais sensível a líquidos;
- Risca e marca com certa facilidade;


Pisos Frios

Os Pisos Frios, em geral, Cerâmicos ou Porcelanatos, tem como principal característica a sua durabilidade, além de permitirem uso de água para limpeza e possuirem uma gama de cores e texturas impressionante. É indicado para qualquer ambiente, desde que seja observado que para ambientes externos, por exemplo, ele deve ser anti-derrapante.

Sua instalação é um pouco mais difícil que a do Piso laminado, pois exige a utilização de argamassa e mão de obra especializada (pedreiro ou azulejista). Ao ser feita a instalação, deve-se observar principalmente a inclinação para escoamento da água e a impermeabilização da área. Além disso, a instalação requer atenção do azulejista para que os espaçamentos entre as peças esteja uniforme.

Vantagens:
- Facilidade na limpeza;
- Durabilidade;
- Resistência;
- Impermeabilidade (pode molhar);
- Muitas opções de cores, tipos e modelos;

Desvantagens:
- Custo maior se comparado ao piso de madeira;
- Há mais “sujeira” durante a instalação;
- Difícil substituição;


Carpete

Acredite, o carpete evoluiu muito nos últimos tempos, e se você quer um ambiente aconchegante e com bom isolamento acústico, ele seria uma ótima opção. Possui uma grande variedade de texturas e cores, se adaptando muito bem a qualquer decoração. Nos quartos ele permite um bom isolamento térmico e nos home theaters, permite melhor isolamento acústico. Além disso, por não apresentar emendas visíveis, dá maior unidade ao ambiente, fazendo-o parecer mais amplo.

Um dos grandes temas quando falamos de carpetes são as alergias (eu sou alérgica e minha casa tinha carpetes, que substituimos por piso vinílico). Os carpetes retêm o pó do ar, ou seja, quando o pó assenta, fica retido entre as fibras do carpete até que o mesmo seja aspirado. Ou seja, uma pessoa alergica pode ficar ambientes com carpetes sem ter crises, pois o ar estará com menos partículas, mas para crianças, por passar muito tempo brincando no chão, a aspiração mais freqüente do carpete seria necessária.

Vantagens:
- O ambiente fica mais aconchegante;
- Isolamento térmico e acústico;
- Não escorregadio;
- Fácil instalação;

Desvantagens:
- Mais sensível a líquidos;
- Mancha com certa facilidade;
- Limpeza mais difícil;


Pisos Vinílicos

Também conhecidos como Pisos Plásticos, são muito utilizados em escolas, consultórios médicos e comércios devido ao seu elevado padrão de resistência e facilidade de limpeza. Possuem uma gama muito grande de cores, texturas e padrões. são os famosos Paviflex, Decorflex, etc. São instalados colando-se as placas no chão com o uso de colas asfalticas, mas também existem pisos vinílicos auto-colantes.

Por utilizarem pigmentos e texturas, diferentes lotes de fabricação nem sempre são iguais, por isso, escolher os pisos vinílicos, tenha o cuidado de verificar se estes têm o mesmo número de fabricação. Apesar de apresentarem resistência à água, os pisos vinílicos não devem ser usados em áreas úmidas, como banheiros e exteriores.

Vantagens:
- Fácil instalação;
- Fácil limpeza;
- Baixo custo;
- Permite aplicação de cera;
- Resistente a água;

Desvantagens:
- Sensível a riscos;
- Uso de solventes pode manchar o piso (a cola é escura e se dissolvida, mancha);
- Contrapiso deve estar totalmente seco para sua aplicação;


Cimento Queimado

Muitos podem torder o nariz quando se fala de cimento queimado, pois era muito usado em casas antigas e no inteior, mas taí uma opção para quem tem estilo. Se feito com um projeto interessante de arquitetura, pode ser inclusive muito elegante. Pode ser utilizado em qualquer ambiente, mas é preciso tomar cuidado em áreas úmidas porque, quando molhado, ele pode ficar escorregadio.

A proteção pode ser feita com verniz, óleos hidrorrepelentes e ceras vendidos, devendo ser reaplicados conforme o tráfego de pessoas sobre o piso, em geral, em um intervalo de três semanas. É possível lavar o piso com pano úmido, sabão em pó e desinfetantes diluídos, mas deve-se evitar água sanitária e ácido muriático pois eles podem corroer o piso.

Vantagens
- Baixo custo;
- Fácil limpeza;
- Aceita aplicação de cera;

Desvantagens
- Trincas, manchas e porosidade podem aparecer com o tempo;
- Aplicação deve ser feita por profissional experiente para evitar as trincas;
- Requer impermeabilizações periódicas;

Comentários

  1. Bom...eu acho lindo os laminados clarinhos, mas sou meio...chata com limpeza, sabe aquelas pessoas que vivem passando pano úmido no chão? E ainda por cima, marido e eu somos superdesastrados, acho que as gotas de água, suco, café etc, resultariam em divórcio kkkk, brincadeira. Boa escolha, depois mostra pra gente! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... sei perfeitamente! Minha mãe é assim...
      Acho que pra mim laminado vai dar certo porque fico o dia todo fora de casa, nem devo sujar muito... rs...
      Beijinhos

      Excluir
  2. É tanta coisa linda e opções que tem no mercado, né? Aff que dúvida... Mais vc tem bom gosto, vai ficar tudo lindo.
    http://casadaaline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. nossa miga, assim fica dificil escolher hehe..
    eu penso em colocar no meu ap porcelanato na cozinha e banheiro, nos quartos e sala vou colocar laminado..
    até a entrega do ap pode ser q eu mude de idéia, mas por enquanto é isso..

    beijaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vou fazer como vc... porcelanato nas áreas molhadas e laminado nas secas!

      Excluir
  4. Oi Francine!

    Adorei teu blog...já estou seguindo..
    Meu apê tb é desse tipo de construção (alvenaria estrutural)..assim podemos trocar "figurinhas" hehehe

    Bjos
    Camila
    http://reformabigape.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou te seguindo! Acho que a maioria dos apês agora saem com alvenaria estrutural :)
      Beijão.

      Excluir
  5. Ótimas dicas!!!
    Eu acabei me decidindo por colocar porcelanato polido na sala, cozinha e área de serviço (já que são integrados) e na área íntima (corredor e quartos) piso laminado da Durafloor.
    Coincidentemente coloquei a foto do laminado que eu escolhi lá no blog, ele é da linha Studio então não é dos mais baratos, mas achei que valeu o investimento. Da uma olhada lá.
    E depois conta pra gente qual vc escolheu!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é legal para dar unidade ao ambiente... dizem que amplia... mas eu adoro andar descalça pela casa, por isso vou colocar laminado na sala... rs...
      Beijão!

      Excluir
  6. Fran! Estava precisando destas dicas, ainda não decidi se vou mudar ou não o piso do Ap.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Fran !!!

    Coloquei piso laminado aki no meu cantinho e até agora não tenho me arrependido não, viu??

    Posso só comentar do que sei? Carpete é complicado pra quem tem rinite e a manutenção é complicada, pq tem q ficar passando aspirador com bastante frequencia (na casa da minha mãe tinha, até q ela se encheu...).
    Quanto ao piso frio é ótimo na hora de limpar, mas o problema é que se não tiver um tapete, torna o ambiente um pouco hostil no inverno e a sala não fica aconchegante ... bom, sei lá, atualmente,na casa da minha mãe é piso frio na casa inteira ... e ficávamos quase todo o ano com o cobertor na sala pra poder assistir TV de forma mais agradável ...
    Já aki no apê com o piso laminado, me sinto à vontade pra andar descalça no frio ou no calor ... e a sala fica aconchegante ,,, tudo bem q ainda vou colocar um tapete lindo na minha sala qdo a conta corrente permitir, mas enquanto isso, curto meu laminado ... estou adorando ...
    Beijo beijo.

    Ah !!! No meu casamento estava um sol lindo durante o dia,mas à noite esfriou um pouco ... tudo bem, escolhi casar no inverno pq fico horrorosa suada, rsrsrs ,,, e convidados batendo os dentes,tudo bem, mas noiva feia nao dá, ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também tenho rinite, por isso o carpete está fora de cogitação... tenho medo até de colocar tapetes, mas vai ter que ter, senão fica feio e frio...

      Meu querido namorado adorou sua dica de "casar no inverno" para não ficar com a cara suada... agora quero ver convencer ele do contrário... huahuahuahau...

      beijinhos...

      Excluir
  8. Eu optei pelo laminado e achei bem prático, adorei o resultado. mas acho todos lindos, rs. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo laminado... acho que fica lindo! Dificilmente mudo de opinião... acho.... hehehehe...
      Beijão!

      Excluir
  9. Wow, amazing blog format! How long have you been blogging
    for? you made running a blog look easy. The whole look of your website is excellent, as well as the content!
    Also visit my blog :: pisos embargados

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma