Decoração: Pedras

Estou na fase de escolher as pedras para o apartamento novo, então vou fazer uma re publicação de um post antigo aqui do blog, com informações sobre os tipos de pedras disponíveis no mercado e suas características.


Quando a gente pensa nas pias das cozinhas e banheiros, já vêm à cabeça aqueles mármores e granitos lindos, polidos, brilhantes... maravilhosos... mas aí fui pesquisar e descobri que tem um monte de outras opções... e também descobri por exemplo, que mármore e cozinha não combinam. Vamos conhecer as pedras?


Mármore

Mármore é aquela pedra que tem os veios mais alongados, geralmente com menor variação de cores na mesma pedra (mas tem variedade grande de tipos de mármore). As maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica, ou seja, temos poucas jazidas aqui no Brasil, por isso ele é mais caro aqui, já que a maioria é importado (mas também temos mármores nacionais, principalmente vindos do Espírito Santo).

Apesar de lindo, o mármore não costuma ser muito resistente, pois é um tanto quanto poroso (dependendo do mármore ele é mais ou menos poroso). Na prática, isso quer dizer que o mármore tem tendência a manchar e a riscar, ou seja, é desaconselhável para cozinha, já que estará em contato com lâminas e alimentos.

Em compensação, o mármore é mais indicado que o granito para revestimento de paredes internas, porque é mais leve. Abaixo alguns exemplos de mármores encontrados no mercado:

branco

bege bahia

branco carrara
negro-marquina
travertino
verde guatemala

Granito

O granito é aquela pedra "pintadinha", cheia de manchinhas. Essas manchinhas são causadas pela composição do granito, que possui mica, quartzo e feldspato, cada um numa proporção diferente, deixando ele todo pintadinho. Aqui no Brasil temos muito granito, então ele costuma ser mais barato que o mármore.

O granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca com mais facilidade. Por isso ele costuma ser usado com mais freqüência nas cozinhas. Ele possui uma variedade muito grande de cores.

amarelo santa cecília
cinza corumbá
preto absoluto
preto são gabriel
verde ubatuba
vermelho imperial


Limestone

Essa pra mim é novidade, eu achava que era uma pedra sintética, mas ao pesquisar descobri que é de uma pedra calcária natural. Ainda tem muito pouca informação sobre limestone em português, mas achei parecido com o mármore, só que com partículas menores (sem os veios)... pelo menos aparentemente é feito dos mesmos minerais.
riviera beige
cedar
crema europa
jerusalem gray
fossil brown
creta

Sintéticos: Aglostone, Corian, Silestone, Technistone

O Aglostone é um composto de 95% de partículas de mármore e 5% de resina de poliéster. Assim como o mármore não é indicado para cozinhas, pelos mesmos motivos, o Aglostone não é indicado, já que não possui muita resistência a riscos e produtos químicos.
branco prime
crema prime
O Corian é fabricado pela Dupont, e feito a partir da combinação de acrílico e minerais naturais, sendo que, dependendo de sua cor, as placas possuem no mínimo 6% de material reciclado em sua composição, sendo uma opção ecologicamente correta.

O Silestone é feito de quartzo e cristais compactados, através de um processo chamado Sistema de Vibrocompressão a Vácuo. A sua composição é de 95% de quartzo (o material natural mais abundante do planeta), ao qual se junta 5% de resina de poliéster como elemento aglutinante e pigmentos especiais.
cobalt blue
grey expo
mont blanc
red eros
tebas black
toffee
O Technistone é um composto de pedra que consiste em 93% de matéria mineral, especialmente quartzo e granito triturado. Outros componentes são as resinas, pigmentos coloridos e fragmentos adicionais selecionados que dão ao material suas características próprias.
crystal cream beige
crystal diamond
crystal pure white
elegance gobi brown
goby grey
starlight black
starlight sapphire
starlight white

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma