Comparativos: Filtro ou Água Mineral?

O corpo humano possui mais de 70% de água, e para mantê-lo funcionando corretamente, é preciso cuidar bastante da hidratação, sendo que um adulto deve consumir por volta de 2 litros de água por dia. Portanto, uma das decisões a se tomar ao construir ou reformar uma casa é sobre a forma de disponibilizar água potável para os moradores. Há diversas opções, e cada uma pode ser melhor para cada situação, então é bom conhecer para avaliar corretamente.


Água Mineral
Fornecida em garrafas ou galões, boa parte da população tem adotado a água nesta apresentação. É facilmente encontrada em mercados e em distribuidoras. Muitas vezes as distribuidoras possuem inclusive o serviço de leva e trás de galões.

É uma água industrializada, portanto, se as normas de higiene forem seguidas corretamente, trata-se de uma ótima opção. Porém dependendo de como a água for envasada, transportada ou até instalada no bebedouro, pode ser contaminada por agentes externos.

Uma pesquisa analisou 100 galões retornáveis de 20 litros, 50 garrafas de 1,5 litro e 50 de 500 ml de água mineral. Entre os galões, 40% estavam contaminados contra apenas 2% das amostras das garrafas. Essa discrepância se deve ao fato de os galões serem mal higienizados antes de receberem a água mineral nas distribuidoras e fábricas. (Fonte: Universo Jatoba)

Outro ponto a ser considerado é o custo. Já que trata-se de uma água embalada, há custos com essa embalagem, assim como custos de transporte e armazenamento, que são repassados ao consumidor final. Lembre de incluir esse custo no orçamento mensal da família.


Filtros
Existem filtros de plástico, inox e de barro. A funcionalidade deles é bem parecida, mas cada um tem sua peculiaridade. Os filtros de plástico e inox funcionam usando uma vela que impede a passagem de partículas de impurezas, porém sem modificar o índice de cloro ou bactérias.

Já o filtro de barro também usa uma vela, feita de quartzo e dolomita, porém ele deixa um sabor característico na água (algumas pessoas gostam, outras odeiam). Uma vantagem do filtro de barro é que ele costuma deixar a água em uma temperatura bastante agradável.

Para ambos os casos, é preciso fazer a troca da vela de tempos em tempos (deve ser respeitada a indicação do fabricante), pois as impurezas vão se acumulando e o filtro perde eficiência com o tempo. também é importante manter as caixas d'água limpas para evitar a proliferação de bactérias e fungos. A vantagem nesse caso é o custo, pois há um investimento inicial muitas vezes baixo, para a instalação do filtro e as velas não costumam ser caras.

É indicado o uso de filtros somente em cidades que possuem sistemas de tratamento de água eficientes. Caso o sistema de tratamento não seja tão bom, é preciso ferver a água por 15 minutos antes de colocá-la nos filtros, e dessa forma, eliminar a maior parte dos micro-organismos.


Purificador
Funcionam de maneira semelhante aos filtros, porém esses aparelhos conseguem matar bactérias e eliminar os sais e cloretos, além de filtrar a água. Alguns usam energia elétrica para refrigerar a água, mas não é regra, há purificadores sem a função refrigerar, que dispensam o uso de energia elétrica.

Geralmente estes aparelhos são mais caros que os filtros, já que possuem uma tecnologia diferenciada. Porém, assim como os filtros, requerem manutenção de tempos em tempos; essa manutenção costuma ser feita pela empresa fornecedora do equipamento, portanto há um custo envolvido, a ser considerado.

>>><<<

Ok, então qual foi a minha escolha? Moro numa das maiores metrópoles do Brasil, o sistema de tratamento de água aqui é muito bom, então uso filtro. Mais especificamente, uso a torneira Deca Twin, que já tem o filtro embutido na torneira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma