Decoração - Paletas de Cores

Se tem uma coisa que aprendi, é que não podemos simplesmente sair por aí comprando as coisas sem pensar na harmonia final. E algo que influi muito na harmonia de um ambiente são as cores usadas na decoração. Isso quer dizer que não podemos fazer um ambiente super colorido? Claro que pode! Mas é preciso que as cores "conversem" entre si. E uma ferramenta que ajuda muito é a paleta de cores.


Definir as cores principais a serem usadas em um ambiente, ajuda na hora de fazer as compras. Existem algumas regras na definição de paletas que podem ajudar.

Caso você não queira gastar neurônios pensando nos círculos cromáticos, você pode procurar "color palettes" no Pinterest ou buscar ajuda em sites como o Design Seeds. Há também aplicativos que ajudam a desvendar as paletas usadas em ambientes e que também sugerem combinações de cores. É só procurar no celular.

Abaixo vocês podem ver alguns ambientes e as paletas de cores escolhidas para eles. Estes são somente exemplos de combinações de cores, algumas com cores neutras (cinza, bege e marrom) e um tom colorido (rosa e azul) e uma outra com cores bem fortes, complementares entre si.

rosa + cinza e grafite (cor neutra)

azul petróleo + branco e marrom (cores neutras)

azul + amarelo (cores complementares)

Quer entender um pouquinho melhor como combinar as cores de forma harmônica? É preciso então conhecer o círculo cromático.

Basicamente partimos da premissa que há três cores primárias (cyan, amarelo e magenta) e a combinação dessas cores gera as cores secundárias (verde, vermelho e violeta), já a combinação de uma cor primária com uma secundária, gera as cores terciárias. Com isso construímos o círculo cromático.

Além disso, é preciso considerar que as cores variam em saturação (mais vivas ou mais pálidas) e em luminosidade (mais claras e mais escuras). Agora, sabendo tudo isso, para combinar as cores, podemos usá-las da seguinte forma:



  • Tom sobre tom: Uso de uma mesma cor, porém em tons diferentes (mais claro e mais escuro, mais saturado ou menos saturado.
  • Complementares: Cores bastante contrastantes entre si, uma acaba por destacar a outra. Acho que é uma combinação bastante ousada.
  • Análogas: São cores parecidas entre si, que formam uma espécie de degradê.
  • Triangulação: Também gera contraste, assim como as cores complementares, porém permite a utilização de três cores ao invés de somente duas.
  • Meio-complementar, retângulo e quadrado: Assim como a triangulação, permite uso de mais de duas cores, ainda permitindo contraste entre elas, de forma que  uma ajude a destacar a outra.
Abaixo é possível ver algumas combinações de cores possíveis, porém há uma infinidade de combinações harmônicas. Cabe a nós entender o que mais nos agrada ou o tipo de sensação que queremos passar em um ambiente e então planejar corretamente o uso das cores tanto nos móveis quanto nos objetos decorativos.

Espero que essas dicas tenham ajudado na escolha de cores para a decoração de vocês. Eu já estou aqui pensando como vou fazer na nova casinha. Provavelmente vou de tons neutros, adicionando as cores nos elementos decorativos. E vocês? Como pretendem fazer? Ou como fizeram? Deixem aí nos comentários para dar ideias para quem vier por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma