Dicas para acompanhar uma obra


Estava fazendo uma limpeza no meu guarda roupas e peguei algumas revistas de decoração para folhear e encontrei uma matéria bem interessante na revista “Minha Casa”, que dá algumas dicas do que fazer durante a obra e depois da entrega de um imóvel comprado na planta. Segue abaixo os principais tópicos:

  • De acordo com a lei 4591, de seis em seis meses a empresa precisa informar ao cliente sobre o estágio da obra.
  • Espere a entrega das chaves para comprar móveis e acessórios de decoração, pois os itens podem não se adequar exatamente às dimensões do novo endereço.
  • Não assine o recebimento das chaves antes de garantir que o habite-se tenha sido liberado pela prefeitura.
  • Antes de assinar o recebimento das chaves faça uma vistoria rigorosa no imóvel. Se puder contar com a ajuda de um engenheiro civil de confiança, ele poderá indicar erros de construção que um leigo desconhece.
  • Leia atentamente o manual do proprietário ao recebê-lo.
  • O artigo 618 da constituição brasileira determina que há 5 (cinco) anos de garantia para imóveis novos, sendo que a construtora é responsável por reparos (desde que as regras do manual do proprietário tenham sido seguidas).
  • Se encontrar uma falha no imóvel, comunique a incorporadora (de preferência por escrito) e se ela não resolver, acione o Procon.
  • Ao realizar obras após a entrega das chaves, algumas garantias poderão ser perdidadas (como por exemplo ao trocar o piso, perde-se a garantia de impermeabilização).
Além dessas dicas, a reportagem também cita os “vícios ocultos” mais comuns. Vícios ocultos são problemas causados por erro na escolha da técnica costrutiva, materiais de baixa qualidade, etc. Os mais comuns são: rachaduras, infiltrações, vazamento acústico, altura do pé direito, aplicação de material diferente do definido no memorial descritivo, falhas de impermeabilização, construção de sacada não prevista a metragem, tamanho da garagem, insuficiencia de elevadores, segurança dos equipamentos de diversão e lazer e escoamento da chuva.

Comentários

  1. Oiii Francine! É muito legal essas dicas que vc postou, as vezes a gente naquela ansiedade acaba cometendo errinhos né.
    A PDG sempre atualiza minha obra, antes de mes em mes atualizava mas só agora deu uma parada, porem eles colocaram fotos novas. =)
    Qdo o seu fica pronto?

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Obrigada pela visitinha!

      A PDG tá meio enrolada com a atualização do site... já faz uns 2 meses que não colocam fotos lá e esse mês, nem atualizar o estágio da obra atualizaram. mas não tem problema não, volta e meia algum futuro vizinho manda uma foto atualizada e eu já fico feliz... hehehe...

      Então, o meu está previsto para ser entregue em Março / 2013 (era para Dezembro / 2012, mas já avisaram que vai atrasar a entrega).

      Excluir
  2. Oie, Fran,

    Ótimas dicas!! A ansiedade está me matando. E assim como você minha 1º data de entrega do apê foi em novembro de 2012. Agora já adiaram para março de 2013. Só não pode passar de outubro que é quando eu me caso!! Rs..
    Queria que eles entregassem em março mesmo para fazermos as coisas com calma! Vamos torcer! Rs...
    Bjihusss...=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não tem nenhuma que entregam na data mesmo, né? Até hoje não sei de ninguém que recebeu as chaves na data prometida. Tomara que cumpram com o seu prazo... aí pelo menos vc tem uns meses para deixar tudo pronto antes do casório!

      Excluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma