Checklists: Essenciais de Lavanderia

Já falamos sobre os itens essenciais da cozinha e do quarto, então chegou a vez de conversarmos um pouco sobre outra área da casa, a lavanderia! Muitas vezes acabamos não dando muita importância para ela, já que lavanderia lembra trabalho, mas quem não gosta de vestir uma roupa limpinha, cheirosa e bem arrumada?


  • Alvejante: Pode ser tanto o "alvejante seguro" quanto a água sanitária. O alvejante é quem nos ajuda a tirar aquelas manchas que insistem em aparecer nas roupas. Lembrando que a água sanitária só pode ser usada em roupas brancas ou cujo pigmento não seja solúvel em cloro.
  • Amaciante de roupas: O amaciante mantém as fibras das roupas flexíveis, portanto macias ao toque.É como um condicionador de cabelos, só que para as fibras dos tecidos.
  • Balde/Bacia: Algumas vezes faz-se necessário deixar as roupas de molho e para isso usam-se os baldes ou bacias. É interessante ter um balde ou bacia para as roupas que não seja o mesmo a ser usado para a limpeza da casa.
  • Cesto para os prendedores de roupas: Simplesmente para que os prendedores não fiquem espalhados por aí. Existem cestos de diversos formatos e materiais, é só escolher o que combina melhor com a decoração da lavanderia.
  • Escova de roupas: Para dar aquela esfregada nas manchas mais resistentes, a escova de roupas deve ser macia o suficiente para não estragar as fibras do tecido, porém rígida o suficiente também para conseguir remover as manchas.
  • Ferro de passar: Há alguns tecidos que não precisam ser passados, mas em geral pelo menos algumas peças acabam amarrotadas após serem lavadas. O ferro de passar é essencial para deixar as roupas lisinhas e impecáveis.
  • Máquina de lavar: Seja ela uma máquina de lavar propriamente dita ou um tanquinho, facilita muito o dia a dia não ter que lavar as roupas manualmente, uma a uma.
  • Prendedores de roupa: Para pendurar as peças de roupa nos varais e deixá-las bem esticadinhas e secar mais rápido, usamos os prendedores de roupas, que podem ser de madeira ou plástico.
  • Sabão de coco: Uma das formas mais antigas de clarear as roupas é usando sabão de coco para lavá-las e expor ao sol. Por ser bastante neutro, o sabão de coco também pode ser usado para quem tem sensibilidade aos componentes do sabão em pó ou sabão líquido, sendo ótimo para lavar roupas de bebê.
  • Sabão em pó / sabão líquido: Assim como o sabão de coco, serve para lavar as roupas, porém possui outros ingredientes ativos que podem fazer outras coisas pelas roupas, como remover manchas, realçar cores, em geral é indicado na embalagem.
  • Tanque: Algumas peças de roupa ainda precisam ser lavadas manualmente. Podem ser lavadas em bacia, mas o tanque é muito mais prático.
  • Tábua de passar: Passar as roupas em uma superfície adequada é mais confortável. O bom das tábuas de passar é que em geral possuem ajuste de altura, e fornecem uma superfície adequada para as roupas ficarem lisinhas.
  • Varal: Pode ser varal de teto, varal de chão, de varetas, enfim, existem diversos modelos, e são usados para manter as roupas esticadas enquanto secam.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma