Incidência do Sol

Outro dia na lista de discussão com os outros compradores do empreendimento onde será meu apê, surgiu um assunto que eu realmente achava que as pessoas já tivessem conversado com o corretor... em quais unidades bate sol e em quais não bate.

Quando comprei o meu, acho que isso foi uma das primeiras coisas que perguntei para a corretora. Queria um que fosse face norte porque bate mais sol. Aí não tinha face norte, mas só face leste (é um leste quase nordeste... então tudo bem... rs).

Gostei da idéia, afinal de contas, bate bastante sol de manhã (ótimo para secar roupa e para arejar o ambiente e faz sombra à tarde, ou seja, não fica quente à noite... muito bom no verão, já que eu não vou ter ar condicionado :)

Essa história de face isso ou face aquilo é muito relativa... tem gente que prefere norte porque é friorenta e tem gente que prefere sul porque é calorenta. Meu quarto hoje em dia já é face leste, então estou acostumada, não devo sentir muita diferença...

Mas aí vocês podem se perguntar, mas se o sol nasce no leste e se poe no oeste, por que essa diferença entre a face norte e a face sul? Não deveria ser igual? Pois é... como moro aqui em Sampa City, pertinho do trópico de Capricórnio, isso quer dizer que no inverno, o sol fica mais baixo, ou seja, ele não passa pelo alto do céu ao meio dia... ele passa um pouquinho ao norte.

Aí que está... no verão, ser face norte ou face sul praticamente não faz diferença, mas no inverno, os apartamentos face norte pegam mais sol que os face sul, ou seja, os face norte ficam mais quentinhos justamente quando está frio.

Achei uma matéria super legal sobre o assunto, se quiserem dar uma olhada: Face Norte: mitos e verdades

Comentários

  1. Oii, realmente esse assunto de incidência do sol causa polêmicas, pq são mtos pontos a considerar.
    Ao comprar o meu apartamento nós priorizamos a privacidade e a vista (a gente não queria ficar virado para dentro do condomínio). Logo, abrimos mão da "face norte". Aliás, pensando melhor agora, eu creio que quem comprou face norte no meu condominio, não terá muito sol, pq os outros prédios irão fazer sombra.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... tem mesmo que olhar os edifícios em volta. Dizem também que é bom ver a vizinhança, para garantir que não vão resolver construir um prédio perto que acabe com a vista ou o sol que se tem...
      Beijocas...

      Excluir
  2. Oie Fran,

    Engraçado eu nem me liguei muito nisso! Eu escolhi o apê porque ao contrário da Fabi não queria a varanda virada pra rua. O meu condomínio vai ser tão bonitinho porque não aproveitar a vista! Rs... Na planta até tem as fotinhos de onde o sol nasce e se põe, mas nunca me liguei nisso! Vou dar uma olhada! Rs..Obrigada! Bjinhuss..=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... que bom que colocaram as fotinhos do sol pra você! Deviam fazer isso em todas as plantas, né? Fica muito mais fácil de entender...
      Beijocas...

      Excluir
  3. Vixi, num entendi nada de norte, leste, nordeste, rsrsrsrsr. Mas eu tb perguntei se batia sol, não queria que batesse sol a tarde, pois aqui em Fortaleza o sol da tarde é pelando. Mas nosso apê é no meio de dois, e localizado no centro do prédio, então tenho medo de não pegar sol de manhã. Eu nunca fiz uma visita pela manhã, as visitas são só a tarde. Espero que bata um solzin de manhazinha, pra arejar né?! Mas a tarde meu apê fica meio escurinho a parte da sala e cozinha, vou ter que iluminar bem. os quartos são mais claros.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, aí no nordeste o pessoal até prefere os face Sul pq ficam mais fresquinhos, mas concordo com vc, o sozinho da manhã é tudo de bom, tem que ter mesmo!!! Beijocas!

      Excluir
  4. Meninas tenho muita experiência com relação a esse assunto, sou professora de Geografia com formação pela USP. Pois bem! Vejam.
    Temos os principais pontos cardeais. N, S, L O - O planeta TERRA possuí vários movimentos nas os principais são ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO, que simplificando a explicação digo; são os movimentos que a TERRA dá em torno do SOL. O que é SOL? Uma estrela QUENTE que aquece os planetas. Assim sendo como o BRASIL pertence ao HEMISFÉRIO SUL, logo de manhã VOCÊS vão ver o SOL a LESTE, a TARDE vocês vão ver o SOL a OESTE. Estenda seu BRAÇO direito para o sol logo de manhã e diga LESTE, o outro braço ESQUERDO ao contrário e diga OESTE, a sua FRENTE esta o NORTE, e na suas costas esta o SUL. Agora percebam o seguinte as residências com janelas voltadas para o SUL, não possuem os seguintes itens: VENTILAÇÃO, LUZ PRÓPRIA DO SOL, luz solar, esses ambientes serão úmidos e seus habitantes poderão desenvolver doenças respiratórias graves, agora se suas janelas estiveram viradas ao LESTE, OESTE e NORTE, belas residências. Geralmente os preços dos imóveis são mais caros quando suas janelas são voltadas para LESTE, OESTE e NORTE, ao SUL o preço é mais baratos, lembre-se que tudo que tem qualidade o preço é maior. Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, adquiri um apartamento em que umas das faces e leste (lavanderia e um dos quartos), e a outra face é oeste(outros dois quartos e a sala), achei interessante esta disposição porque pela manha tenho sol em uma parte do apartamento e a tarde em outra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma