Bate Papo: Doação de Medula Óssea

Vamos sair um pouco do assunto do blog para falar de um tema muito importante, a doação de medula óssea. Mas vamos começar do começo... O que é medula óssea? É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por "tutano". Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

Algumas doenças malignas afetam as células do sangue (por exemplo, a Leucemia), e nesses casos um dos tratamentos disponíveis é o transplante de medula, cujo objetivo é reconstituir as funções da medula óssea de uma pessoa doente por células normais de medula óssea retiradas de um doador saudável.

Para receber a medula de um doador, a pessoa precisa ter compatibilidade genética com esse doador, ou seja, é bem mais complicado que uma simples transfusão de sangue. Então imagine, em um país como o nosso, com a mistura genética que existe, como é difícil encontrar doadores compatíveis. Lembrando inclusive que as vezes nem parentes diretos tem compatibilidade. Por isso foi criado o REDOME.

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea - REDOME, é um banco de dados financiado pelo Ministério da Saúde com informações de possíveis doadores para quem precisa de Transplante de medula óssea. O REDOME é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha).

Fazer parte do cadastro REDOME significa ser “um doador em potencial”, ou seja, a doação só ocorrerá se houver um paciente para o qual você foi considerado compatível. A decisão de se cadastrar como doador de células-tronco da medula é individual, voluntária, e não remunerada (o doador não receberá nenhum pagamento ou benefício por isso.

Os pacientes que necessitam de um doador de medula óssea não-aparentado (fora da família) contam com a solidariedade de doadores registrados no REDOME, disposto à doação e acessível, caso seja confirmada a compatibilidade entre paciente e doador. A doação é inteiramente confidencial, podendo atender a pacientes no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, que necessitem do transplante para o tratamento de sua doença.

Mas como ser um doador? Os Hemocentros Regionais, mais conhecidos como Bancos de Sangue Públicos são responsáveis por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Um indivíduo pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos, sendo importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro. Aqui em São Paulo, a coleta de sangue para inclusão no REDOME é feita pela Santa Casa. Você pode procurar o hemocentro mais próximo de você olhando nesta lista aqui: REDOME - Lista de Hemocentros.

O transplante de medula é a única cura para muitas pessoas, quem puder, seja um doador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma