Saias para Camas box (parte 2)

Pretendia ter colocado esse post no ar na quarta feira, mas não estava tendo tempo de terminá-lo... Queria fazer os desenhinhos para ilustrar o que eu queria dizer mas não parei em casa. Não reparem nos desenhos meia-boca com péssima iluminação... acontece que o meu computador que está conectado ao scanner está com a placa de rede queimada, então tirei fotos dos desenhos...

Agora vamos ver os tipos de saias um pouco mais em detalhes e como elas são, para caso você seja uma pessoa habilidosa e queira fazer em casa. Eu não sei o nome correto dos tipos de saias, então vou batizá-las como saia-faixa e saia-colcha. Acho que vocês vão entender o motivo.

Mas antes de mais nada, queria só lembrar que as camas têm tamanhos diferentes, então independentemente de comprar uma saia pronta ou fazer, é bom atentar para estas medidas! (comprimento x largura).
  • Solteiro: 1,88 m  x 0,78 m / 1,88 m x 0,88 m 
  • Meio casal - 1,88 m x 1,23 m
  • Casal - 1,88 m x 1,38 m
  • Queen size - 1,98 m x 1,58 m
  • King size - 1,98 m x 1,85 m 
  • Super King - 2,03 m x 1,93 m

Tipos de Cama Box
Antes de escolher o tipo de saia é preciso atentar ao tipo de cama box que se usa. Existem basicamente dois tipos de cama box, as conjugadas e as que tem colchão solto.

Em geral os box conjugados têm um preço mais acessível, porém tem por desvantagem o fato de o colchão vir preso ao box. O problema de ter o colchão preso é que não é possível rotacioná-lo ou trocá-lo. Outro ponto que costuma dar trabalho é que, como não há como prender o lençol sob o colchão, mesmo usando lençóis com elástico, ele costuma escapar durante a noite. Para este modelo, só é possível usar a saia do tipo faixa.

cama box conjugado
 Já no caso do box com colchão solto, há uma maior flexibilidade, já que o box pode ser comprado separadamente do colchão. O problema nesse caso é o valor, pois em geral estes são mais caros em comparação com os conjugados. Para a utilização de saias, o box com colchão solto permite o uso tanto de saia-faixa quanto de saia-colcha.
cama box com colchão solto
Saia-faixa
É uma faixa que envolve o box, podendo ser reta ou franzida, com pregas ou não. Mas basicamente é uma faixa de tecido com barra e bainha que cobre toda a lateral do box (mas não do colchão). Abaixo está uma imagem de como em geral a faixa é colocada no box. O elástico que menciono deve ficar voltado para o lado da cabeceira da cama para não ficar visível.

visão de como uma saia-faixa é presa ao box
Para prendê-la ao box, há diversas alternativas, a que fixa melhor é o velcro. Deve ser pregado um velcro em volta do box com ponto de alinhavo (mas com capricho, hein?) e a outra face do velcro deve ser presa à parte de dentro da saia, para que ela fique bem presa à cama.

Outra opção interessante, em especial com saias franzidas, é usar um elástico em toda a faixa, para que ela fique firme ao ser colocada em volta do box. Se for puxada para baixo, vai sair, mas em geral, o elástico dá uma boa sustentação.

Saia-colcha
É uma camada entre o colchão e o box, que tem por objetivo cobrir as laterais do box. É um pouco pesado levantar um colchão de molas para colocar a saia, então pode ser necessário um pouco de ajuda para colocá-la, mas vale o esforço, uma vez que a saia não é trocada semanalmente como a roupa de cama.

visão de como a saia-colcha é posicionada
O peso do próprio colchão em geral é suficiente para manter a saia no lugar, porém se desejar um pouco mais de firmeza, pode fixar o forro ao box com o auxílio de alfinetes de segurança.


Acabamentos
Além do acabamento reto, que é o mais simples de todos, é possível usar outras opções para incrementar a saia da cama, como por exemplo pregas ou franzidos. Na imagem abaixo tentei ilustrar mais ou menos alguns dos acabamentos mais usados.
Tanto o plissado quanto o franzido aumentam bastante o volume da saia e requerem mais tecido, porém ficam bem interessantes. Já a prega fêmea não aumenta o volume, mas dá um pouco mais de movimento para a peça, sendo usada em especial nos cantos, para deixar a saia um pouco mais solta.

Acho que é isso pessoal... é o que andei pesquisando sobre saias para cama box... se tiverem duvidas, é só deixar um comentário aí que eu respondo se souber... se não souber eu pesquiso e respondo também :)


Leia mais:
Cama Box: Saias (post inicial) - ../2012/09/cama-box-saias.html
Saias para Camas box (parte 1) - ../2013/05/saias-para-camas-box-parte-1.html
Saias para Camas box (parte 2) - ../2013/05/saias-para-camas-box-parte-2.html

Comentários

  1. Perfeito! A saia que fiz pro Lu foi com prega femea e fixei com velcro, na minha cama box eu ja tenho ha algum tempo e é a saia colcha com prega femea tb! Não gosto muito pq tem que tirar o colchao pra remove-la. Bjaum

    ResponderExcluir
  2. Legal, a minha já comprei prontinha :) fica bem legal, a minha é com elástico em volta de tudo :) Boas informações!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essas dicas.. adorei os desenhos!
    bem explicadinho!

    ;)

    ResponderExcluir
  4. Excelente post Fran.
    Amei as dicas
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia, temos uma cama box mas não usamos isso e agora vamos precisar trocar o tecido, pq não tem como limpar! :(


    Bjs

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de CasamentoClique Aqui
    ~ Sorteio com 3 Prêmios: Clique Aqui

    ResponderExcluir
  6. Adoreeeei o post Fran, vc que fez os desenhos? :O

    Obrigada pelas dicas rs

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Nossa, post mega completo, adorei, infelizmente a minha cama box é a conjugada.... =/


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. No quarto de hóspedes eu tenho a saia tipo colcha. Mas acho que a saia faixa deve ser mais fácil de lidar... Se o colchão sai um pouco do lugar, a tipo colcha já fica torta... Gosto de tudo que é franzido!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Post bem explicadinho, eu uso os alfinetes pra deixar tudo no lugar kkk.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, usarei as dicas quando tiver minha caminha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Francine, amei o seu post, mas tenho uma dúvida, talvez você possa me ajudar, eu queria comprar a saia-faixa, mas não encontro em lugar nenhum, lojas, internet, você teria como me indicar algum lugar? Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Cama Box: Saias

Piso Laminado

Planejados - O projeto