Brincando de Colorir


Enquanto meu apê não fica pronto eu vou aprontando as minhas com meu pai em outros lugares... acontece que tem uma casinha de fundos que meu pai aluga e o inquilino saiu faz um mês mais ou menos... e toda vez que sai um inquilino, fica um monte de coisas para consertar na casa, né?

Bom... arrumaram o que tinha pra arrumar, mas aí precisamos pintar as paredes novamente... só que não fazíamos ideia de qual cor de tinta havia sido usada antes, e mudar tudo pra branco de novo ia gastar muita tinta, já que algumas paredes eram escuras. Ok, podíamos pedir para fazer uma "tinta personalizada" escolhendo no catálogo de cores de qualquer marca de tinta, mas vocês já viram como tinta está cara hoje em dia?

Pois bem... lá perto de casa uma lata de 18L de tinta está custando por volta de R$250,00, e se for para escolher uma das cores de catálogo para eles fazerem na hora, além de vir somente 15L, sai quase R$300,00. E meu pai tinha uma lata de tinta branca guardada de uma outra reforma... então entraram em cena meus conhecimentos de cores...

Compramos umas bisnaguinhas de xadrez e bora bater tinta até chegar na cor certa... No meu caso, eu precisava fazer um amarelo-ocre e um salmão-queimado ou algo parecido com isso, então para essas duas cores usei xadrez amarelo, vermelho e preto.

para quem ainda não conhece, esse aí
é o tal xadrez
Se um dia vocês quiserem se arriscar a fazer uma cor, podem se basear nos círculos cromáticos. Quando se trata de pigmento, as cores primárias são amarelo, magenta e cyan, mas dificilmente encontramos xadrez nas cores cyan e magenta, então acaba-se usando o azul e o vermelho no lugar.

essas são as combinações de cores, por exemplo,
vermelho com amarelo fica laranja; azul com amarelo
fica verde, e assim as cores se formam

Sobre a tinta... usei como base uma tinta branca, mas pode ser usada uma tinta colorida como base também, desde que faça parte da combinação de cores que deverá ser feita. Por exemplo, se você quiser um verde, pode usar uma tinta amarela ou azul como base e adicionar o pigmento. Conforme for adicionando o pigmento, mexa bem a tinta e sempre adicione aos poucos, pois sempre é possível colocar mais pigmento, mas remover fica difícil.

Já que a base da minha tinta era branca, precisei adicionar um pouco de preto para dar uma "sujada" na cor.     O preto misturado com o branco dá cinza, então ele deixa a cor um pouco mais acinzentada, menos viva. E era esse meu objetivo.

Nessa foto aí em baixo vocês podem ver o batedor de tinta que meu pai "criou". Ele usa uma furadeira e esse batedor para mexer a tinta... mas dá pra mexer com um cabo de vassoura limpo também... meu pai que é meio doido.

O batedor de tintas caseiro do meu pai...
basicamente um parafusão com umas tiras
de pvc funcionando como pás.
Antes ele usava a batedeira da minha
mãe, tadinha....
Conforme for colorindo a tinta, se precisar, faça testes para ver se está na cor desejada. E é importante testar em diversas iluminações diferentes. A luz do sol e a luz de uma lâmpada vai dar diferenças na cor da tinta, então teste muito!

testes de cor feitos à sombra

testes de cor feitos ao sol indireto

Bom... é isso aí... ainda não pintamos a parte de fora da casa com essa tinta amarela aí que fizemos, mas a parte de dentro já está pintada com o salmão-meio-rosa-queimado. Ah, a parede escura fizemos com uma cor chamada ameixa... essa compramos porque por ser muito escura não rola fazer com pigmento.

parede da janela

parede da porta
Para quem quiser saber, usei as seguintes proporções para cada cor que fiz:
  • Amarelo ocre (o dos testes): 7,5 tubinhos de amarelo, 1,5 de vermelho e um pouquinho de preto
  • Salmão-meio-rosa-queimado: 0,5 tubinho de vermelho, 0,5 tubinho de amarelo e um pouquinho de preto
Como podem ver, usei os mesmos pigmentos nas duas cores, mas elas são completamente diferentes uma da outra, pois as proporções são bem diferentes. mas olha... eu até que gostei do resultado final, viu? Sorte de quem for alugar essa casinha, porque eu que queria um quarto com essas cores aí em cima... achei que ficou bem legal!

Comentários

  1. Eu ja conhecia o xadrez...e ja usei ele tbm ...pra pintar de azul as paredes do quarto do meu filho,rs
    É uma economia e tanto mesmo...pq tinta ta cara demais.
    Amei o post,vai ajudar mtas meninas
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Amei o post.. e ficou lindo o resultado final!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Fran, que dica maravilhosa, lá no apê usei essas bisnaguinhas para colorir a argamassa da pastilha, usei a cor vermelha e a cor marrom. Bjkas e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  4. Fran... sai mto mais barato, aqui no ape só usei estas misturas. Alias a parede de perolas que fiz no quarto a cor foi feita com bisnaga, sai mto mais barato! A bisnaga da coral por exemplo custa 4,70! Otima dica de economia! Bjaum

    ResponderExcluir
  5. Noooooossa, já usei muito essa bisnaga...quando era adolescente, meu pai vivia trocando a cor da pintura interna da casa da minha mãe, engraçado que ele fazia a mistura e eu e minha irmã nos divertíamos pintando, a casa deles já foi bege, azul céu, azul oceano, agora tá colorida kkk, pq ele nunca termina aquela reforma!
    Gostei da invenção do seu pai, pq misturar tinta é uma malhação pros braços!
    A tinta aumentou muito de preço, quando comprei ano passado, tudo bem que não é lá essas coisas, comprei da Coral e pagamos 134,00 no galão.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica, não conhecia o xadrez. Ficou ótima a parede.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran! Quanta habilidade sua e de seu pai! Não sei se teria tanto sucesso assim.. hehehe =) E adorei a cor ameixa! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ficou um tom super harmonioso!
    Adorei


    Bjs

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de CasamentoClique Aqui
    ~ Sorteio com 3 Prêmios: Clique Aqui

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia essa técnica!
    Ficou lindo!

    Beejo

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Já fiz assim com xadrez e adorei, mas não escolhi cor não, queria fazer um azul, mas sem pretensão de chegar a algum tom, no final ficou um azul caneta e adorei o resultado, além de ser super em conta. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Nossa qtos conhecimentos!!!! rsrsrs


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. legal heim..curti essa cor escura..aqui em casa é tudo gelo (veio assim e nunca pintamos) e suja só de olhar pra ela...kk

    beijão

    ResponderExcluir
  14. oi Francine saudade querida, eu voltei rsrsrs, caracas ficou linda estas cores, quando vi achei que era seu apartamento, mas li os posts anteriores então :(,pois é amiga tem que pensar direitinho antes de colocar um processo né, afinal eles tem maney para pagar bons advogados! mas que é merecido é com certeza, além do atraso da obra existe o dano psicológico, pois as pessoas criam suas expectativas não é mesmo?

    Boa sorte ai amiga e olha o inquilino vai adorar, eu tb ja usei xadrez, mas não com a sua técnica no assunto, so no olhômetro mesmo srrsrs


    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  15. Nossa Fran, não tinha idéia que dava para fazer isso... Curti!!!!
    Me diz, esse xadrez tem em várias cores?????
    Bjaooo

    ResponderExcluir
  16. Aqui em casa as paredes são verdes (ideia de gerico da minha mãe) e estão muuuuito feias, rsrsrs. Queria uma parede escura na sala, ia ficar charmosa :)

    Fran, obrigada pelos comentários que deixou lá no blog *-*
    Realmente eu voltei bem e muito animada... Dar um tempo as vezes é necessário mesmo e ajuda!

    Beijoooos, fica com Deus :*

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!!!!!!!!!!!

    Nossa adorei esse post.... pena q eu já pintei aqui affff...
    a tinta está realmente mto cara affff.... eu queria uma parede da sala cinza claro e outra cinza escuro..gastei quase 100 reais fora os pinceis q o preço está um absurdo tb....

    Para o quartinho do bebê queria café com leite e branco com um roda meio de textura.. gastei 350 dinheirinhos... afffff.....

    Mas agora para as próximas.. vou fazer como vc.... obrigada por compartilhar....

    Estou na correria com as coisas do chá hehehe...

    Beijão!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran..otima dicas eu tenho q fazer umas pinturas aqui e esse post veio bem a calhar..obrigada por compartilhar..bj claudia

    ResponderExcluir
  19. Adorei a cor da parede, tive uma vermelha mas enjoei rápido, apesar de gostar de cores escuras eu enjoou rápido delas :\

    beijo grande.
    www.umlarparaamar.com.br

    ResponderExcluir
  20. legal de mais vo fazer tbm

    ResponderExcluir
  21. Eu já conheço o xadrez mais minhas experiencia com ele não dá muito certo.
    até hoje claro, seu post me ajudou bastante beijos
    8outubro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Estou conferindo o post novamente. Vou usar o xadrez para colorir as paredes do apê, não tinha noção no que fazer...
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma