Ação judicial por atraso na obra (parte 1)

Então gente, vim falar sobre um tema chato... como vocês sabem, meu apê vai atrasar pelo menos 1 ano, afinal de contas, era para ter sido entregue em dezembro/2012 e pelo que andei conversando com os engenheiros, a nova data de entrega seria dezembro/2013.

Como sei que outras pessoas podem estar passando por essa situação, vou compartilhar aqui com vocês como estou lidando com essa situação e como a incorporadora está trabalhando também.

Pois bem... quando se compra um apartamento na planta, em geral, financia-se a entrada com a construtora durante o período da obra e fica um saldo devedor para financiar com o banco quando ocorrer a entrega das chaves. Há outras formas de financiamento, mas essa é a mais comum que encontrei.

Quando fechei meu contrato lá em outubro de 2010, essa parcela de financiamento com o banco estava com data de dezembro/2012 e durante esses mais de 2 anos que estou pagando, essa parcela tem sido reajustada pelo INCC (índice nacional da construção civil). Aí chegamos em dezembro/2012 e a obra não foi entregue... o que fazer?

A incorporadora já mudou a data para outubro/2013, sem eu precisar reclamar nem nada, por isso eles não estão me cobrando essa parcela, afinal de contas, o atraso na obra foi por culpa deles, mas teve gente que precisou ligar para eles e pedir para alterarem a data, então se alguém estiver nessa situação, fique de olho. Como eles mesmos mudaram a data não está rolando multa, graças a Deus... somente a correção monetária pelo INCC.

Mas peraí! Ainda rola INCC? Sim, gente... todos os meses meu saldo devedor está sendo reajustado... ficando mais caro cada dia... e não tem jeito... tá em contrato... tem uma cláusula no contrato que diz o seguinte:
a) - todas as parcelas referidas no item 3.2 do quadro resumo serão corrigidas até o mês da emissão do Auto de Conclusão da Obra (“Habite-se”), correspondente ao edifício onde se encontra a unidade autônoma objeto deste contrato, de acordo com a variação percentual mensal acumulada do INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, tomando-se como índice-base o divulgado no segundo (2º) mês anterior ao do presente contrato, e como índice-reajuste, o divulgado no segundo (2º) mês anterior ao efetivo pagamento da prestação;
Sabem o que isso significa? Que vai ter reajuste todos os meses até que saia o habite-se... independente do atraso da obra. Então pessoal, de olho no contrato, viu?

Não vou poder processar a incorporadora por cobrar esse reajuste mensal, afinal de contas, eu assinei o contrato e eles estão simplesmente seguindo o que foi acordado... mas... eles também não entregaram a obra na data com a qual se comprometeram, certo? Afinal de contas, há uma cláusula no contrato que diz:
9.1 A INCORPORADORA define, desde já, que, respeitado o prazo de carência definido no Capítulo XIII, abaixo, e concretizada a incorporação, o prazo para entrega do empreendimento será em 36(trinta e seis) meses contados de 12 de dezembro de 2009.
9.1.1 Referido prazo de entrega se encontra, ainda, sujeito a tolerância de cento e oitenta (180) dias.
Poxa, Fran, então eles ainda não atrasaram a entrega, certo? Porque tem o prazo de carência de 6 meses, ou seja, eles têm até junho de 2013 para entregar. Pois é gente... essa cláusula é reconhecidamente abusiva, portanto se eu entrar com um processo contra a incorporadora, é provável que o juiz dê ganho de causa para mim, então vale à pena brigar por isso.

Então, tendo tudo isso em vista, semana passada entrei em contato com um advogado para ver o que seria possível de fazer nesse caso... mas isso é assunto para o próximo post porque esse já ficou muito longo (vou deixar vocês curiosos).


Comentários

  1. Nossa Fran que situação complicada heim?

    E o pior é que todas nós que compramos aptos na planta estamos sujeitas à isso...infelizmente...

    Mas desejo boa sorte durante o processo, você está certíssima tem mesmo que correr atrás do seus direitos!
    E obrigada por compartilhar conosco!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fran, eu já fiz um comentário sobre isso no meu primeiro contato com você aqui no seu blog em relação a isso. Então, sou completamente a favor de ajuizar uma ação judicial para exercer a cidadania e não deixar perecer o nosso direito, pois seja qual for a empresa que lidamos, ela é implacável conosco em qualquer deslize nosso, sempre cobrando mais juros entre outras situações. Estou com você e não abro, pois, tal situação já ultrapassou os meros aborrecimentos que a justiça entende, de modo que os danos morais e materiais já estão configurados na sua situação. Estou por qui, caso queira tirar alguma dúvida judicial, não hesite em me acionar, pois, não sou conhecedora de todos os trâmites judiciais, mas tenho uma pessoa muito especial, grande amigo, que trabalha comigo que é um estudioso assíduo da lei, por está pleiteando uma vaga na carreira da magistratura federal, inclusive encontra-se na terceira fase e última do certame, indo para a prova oral agora. Bjkas e força sempre para travar mais essa batalha.

    ResponderExcluir
  3. Ai Fran, nem me fale, da arrepio de pensar em obra, atraso, entrega...Com o nosso apartamento a demora foi na liberação do financiamento pelo banco, mas tirando a paciência, não tivemos prejuízos. Acho uma boa ver com o advogado mesmo...vamos ver oq vc nos conta no próximo post..hehe

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Estou passando pelo mesmo problema meu apê era pra ter sido entregue em setembro de 2011 e até hj nada, tb entramos com processo, estamos aguardando pra ver o que vai dar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!
    Que situação chata heim?
    Cheguei a olhar ap na planta, mas meu pai falou tanto na minha cabeça sobre essa questão de atraso e de risco da construtora quebrar que acabei desistindo.
    Mas acho que você está super certa em ajuizar uma ação. É como você mesma disse: se a gente atrasa um dia que seja, tem multa, juros e tudo mais; agora as empresas acham que podem tratar o consumidor com total descaso e que vai ficar por isso mesmo. Absurdo!
    Temos que lutar mesmo pelos nossos direitos!
    As coisas só continuam assim porque a maioria das pessas não faz nada, então se uma ou outra ganha a ação, ainda continua sendo lucrativo para eles.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran :)

    Mas meu Deus hem.. que coisa ruim :/
    Tem que correr atras dos seus direitos mesmo! aff --''

    Bjss e boa sorte viu :D

    ResponderExcluir
  7. Ai que situação chata, e o pior é que é bem comum acontecer isso, por isso que tem que lutar mesmo pelos seus direitos!
    beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  8. Poxa, q difícil!!

    Boa sorte!!

    Beeeejo

    ResponderExcluir
  9. Ai Fran, que meleca isso!!
    Mas tenta tirar "proveito" da situação, pede uma indenização ou um abatimento nos valores... Assim vc consegue investir mais no seu ap...
    Fora o fato que se a pessoa mora de aluguel e tem prazo para entregar o ap, a pessoa sai lesada...
    Estarei te apoiando e orando para que tudo corra bem para vc!!!!
    Bjão querida!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran,
    Meu apê era para ser entregue em dezembro/2012 porém tem um cláusula igual ao seu contrato que eles podem entregar até o prazo máximo de seis meses, ou seja, junho/2013. Eles garantem que o imóvel será entregue nesta data. Eu e os outros condôminos se reuniremos para decidirmos qual ação tomar caso eles não entreguem neste prazo e/ou não façam os ajustes necessários devido alteração da planta, comentei sobre isso lá no blog.
    Aguardando seu próximo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran, olha, aqui a gente podería entrar com um processo pelo atraso, por não terem sido entregues as áreas de lazer, por perdas e danos, pois tenho provas de que casamos e tivemos que morar de favor com tudo acumulado na casa da minha mãe, por não ter saído o habite-se até agora e os prédios foram entregues mesmo assim, aff, se eu fosse listar tudo vc iria até se cansar com as irregularidades desse lugar, mas falamos com alguns advogados e desistimos da idéia, além de arcar com os honorários deles, a gente podia ter que esperar até 10 anos para receber 2% do valor pago até a entrega das chaves (multa bem filha da P#$@ essa) e teria que estipular um valor de indenização do qual seriam 30% do advogado.
    Para evitar dor de cabeça, pois já passamos por processos contra uma loja e contra uma empresa que não queria pagar os direitos do marido, deixamos de lado, mas a construtora e a incorporadora daqui do nosso condomínio é uma bos#@, a Tecnisa, onde minha irmã comprou o apê dela, já disse que vai pagar a multa, mas de 0,05% do valor pago por eles.
    Detalhe, os juros de obra são abusivos sim, aqui ainda estamos pagando, visto que o habite-se está enrolado e ridiculamente irregular.
    Por isso digo, agradeço a Deus por termos nosso apê, mas peço que um dia consigamos comprar nossa casa e que consigamos alugar aqui.
    O mais legal é que, na época que compramos o valor do imóvel era de 113.000,00, mas obviamente a gente acaba pagando muito mais do que isso, o nosso é no 11º andar, agora estão enganando mais compradores para a última fase que está sendo construída e o térreo está custando 145.000,00, pelo menos uma notícia boa né, o local está sendo valorizado.

    Bjs, vou querer saber mais desse assunto.

    ResponderExcluir
  12. è isso mesmo tem que processar,temos que lutar pelos nossos direitos, se todos fisese assim, eles estaria mais atentos, ù
    e respeitavam os contratos, nao è juntos que vc adie sau tranquilidade.
    boa sorte !!!

    baci

    ResponderExcluir
  13. Tomara que dê tudo certo. É uma sacanagem o que fazem com as pessoas, totalmente certa de processar eles.

    ResponderExcluir
  14. Oii Fran! é, o atraso é um descaso mesmo, é muito chato e muitas pessoas que estao morandoai de aluguel, ou que casaram e estao sem casa acabam sendo prejudicadas, todos somos.
    Eu tb tenho passado por isso, vc sabe. O meu saldo a financiar quando fechei negocio era de 120 mil reais, ja está em 130 mil reais, o reajuste é rapido e alto.. =(
    Quando assinei o contrato tbm li essa clausula, eles podem atrasar ate 180 dias (por chuvas, falta de material, trabalhador..) mas passados 180 dias, quem tem direitos é vc, li uma vez que eles tem que ressarcir com um valor mensal do valor de um aluguel na região e mais um dinheiro que não lembro o valor, era uma porcentagem do imovel. Eu não entendo nada de leis então não sei muuuuito bem. Mas é bom se informar.. o meu ainda está no razo, vai até junho, prometeram que a vistoria será em julho, vamos ver.

    O que mais me preoucupa é o saldo devedor tbm, pois enquanto não entregam meu financiamento sobe mais que caipirinha na cabeça. affff.

    Quero saber das novidades que vc tem a contar agora, beijocas!!

    ResponderExcluir
  15. Tem que processar mesmo...é mto injusto o que eles fazem com as pessoas
    Tomara que dê tudo certo pra vc
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran! Menina, ainda bem q vc ta correndo atrás, pq se deixar, eles entregam em 2015, afff, q falta de respeito!

    Viu Fran...

    Adorei a sugestão!!! Obrigada...a cor do corredor, é a mesma da sala
    PEDIDO A UMA ESTRELA - 63GY 83/021- Coral

    só q no corredor aparece mais...pq é mais escuro...na sala a cor é tão clarinha e a sala tb q não se ve diferença entre teto e parede. Bjssss...mais uma vez, obrigada, adorei a idéia!!! Boa sorte aí a corrria o ap!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran...
    Nem me fale!
    Também passamos por tudo isso.
    Hoje já estamos no nosso apê!
    Mas todas as vezes que escutava uma nova data para a entrega dava vontade de gritar!!!
    Mas não dê mole mesmo!!!
    Tem que cobrar, fiscalizar, ficar em cima!
    Espero que tudo termine bem viu?
    Quando tiver mais notícias nus conte.
    Bjocas...

    A REFORMA DO APÊ 504

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente vc não é a primeira pessoa que eu vejo que ocorreu atraso qdo comprou na planta, acho que isso é comum e se todos processassem não seria essa bagunça nas construtoras!
    Boa sorte na ação!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma