Sofá: Revestimentos

Tem alguém aí que discorde que o sofá é o rei da sala? E olha que estou falando tanto da sala de estar quanto da sala de TV, hein? Afinal de contas, acho que uma sala de TV com TV ruim e sofá bom é melhor que uma sala de TV com TV boa e sofá ruim...

Então fui dar uma pesquisadinha e achei uma matéria super interessante no site da Casa Claudia de como escolher um sofá confortável. Para acessar, clique aqui.

Mas voltando aos sofás, temos de todos os tipos e outro dia estava lendo que dependendo do propósito do sofá, ele deve ter uma maciez distinta, um tecido específico, etc. Sofás podem ser de vários revestimentos diferentes, cada um com uma característica própria e com graus de conforto e resistência distintos. Segue abaixo uma listinha dos mais usados ou mais comuns e suas principais características.

Couro: O couro dispensa apresentações, é um material extremamente nobre, bastante confortável e resistente, porém, é de origem animal e pessoalmente, tenho bastante dificuldade em aceitar isso, apesar de saber que em geral é couro bovino, que esse boi virou comida para alguém, mas sei lá... me sinto mal de sentar sobre um boi. Sempre pensei no couro como algo que esquenta mas não é bem assim, ele na verdade se adapta à temperatura do corpo. Trata-se de um revestimento caro, e por isso muitas vezes inviável.

couro
Couro Sintético: também conhecido como Courino, Couríssimo ou Napa é um dos materiais mais fáceis de limpar, já que o líquido não penetra, então um paninho resolve tudo. Ideal pra quem tem crianças, bichos domésticos ou o hábito de comer no sofá, porém, mesmo sendo resistente, unhas dos bichinhos e tesouras de criança podem rasgar o revestimento. O courino quando bem cuidado pode durar muito. Mas, para quem mora em cidades muito quente o sofá da sala pode ser tornar um tremendo desconforto, já que eventualmente o suor do corpo gruda no courino. Já tive sofá em courino em casa e posso dizer que realmente é bem resistente, mas comparando com os de tecido, prefiro tecido, pelo conforto térmico.

couro sintético
Chenille: Lá em casa o sofá era de Chenille até alguns meses atrás. É um tecido bastante macio e tem um visual bem interessante, além de preço acessível. Lembra um pouco o visual de um veludo canelado. Pessoalmente não achei um tecido muito resistente, pois com o tempo, desfiou bastante na costura, aí acabamos trocando no final do ano passado (estou falando que desfiou, mas ele aguentou bem uns 8 anos). É importante que o tecido receba um tratamento impermeabilizante caso seja usado em sofá.

chenille
Jacquards: Na verdade não é um tecido específico, mas um tipo de padronagem para tecidos estofados que parece ter sido feito em um tear. Os fios são intercalados e trançados, dando maior resistência ao tecido. Podem ser uma ótima opção para chamar a atenção para um ponto da decoração da sua sala, mas devem ser combinados com cuidado com outras estampas. Uma recomendação interessante é mandar impermeabilizar o seu sofá, assim a limpeza fica mais fácil, evitando que líquidos que sejam eventualmente derrubados na peça cheguem a umedecer a espuma.

jacquard
Suede: Hoje em dia se encontra na maioria das lojas de estofado e trata-se de um tecido de poliéster com acabamento que imita a camurça, muito suave ao toque. Possui alguns acabamentos diferenciados como por exemplo o suede amassado, que tem uma textura bem diferenciada.  É um tecido um pouco mais difícil de limpar e pode ficar com marcas conforme a direção que se passa a mão, sendo necessária a contratação de profissional para a limpeza (ou aprender como limpar com aquelas espuminhas de limpeza a seco).

suede amassado
Sarja: É, é esse mesmo tecido do qual são feitas algumas calças, uma tecido bastante resistente e flexível. Tem um visual muito bonito e é bastante confortável. Em lojas como Tok Stock e Etna, tem vários sofás de sarja... simples e elegante.

sarja
Outros revestimentos: Há outros tecidos e revestimentos que também podem ser usados em sofás, citei os mais comuns de serem encontrados.

Comentários

  1. Não conhecia todos esses revestimentos, só tinha conhecimento do couro e o couro sintético. Muito bom o post, agora prestarei mais atenção na hora que eu for comprar o meu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, se tem uma coisa que eu odeio e meu marido também e tem sido um super diferencial para escolher o sofá é o couro ou esse "sintético" aí, que gruda nas costas rsrsrsrs NO WAY!!! Rs... Queremos de tecido, ainda não sabemos qual. A sarja acho lindo, mas não encontro muito nas lojas. Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi falar de todos esses e já decidi qual será o revestimento do sofá lá da casinha... Olha Francine muito esclarecedor seu post, mas o melhor foi "me sinto mal de sentar sobre um boi" ri muito amiga rsrsrs...bjos

    ResponderExcluir
  4. O Suede e o queridinho do momento né...eu particularmente gosto muito, acho bonito e confortável ao toque...as poltronas e o sofá aqui de casa, sao desse tecido, gosto bastante mas tem q ver tb amiga, a estrutura, a espuma, pq aqui embora o tecido esteja intacto apesar das crianças, a espuma da chaise, já está mais baixa no assento. Bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Fran, tô rindo HORRORES da parte de sentar numa vaca/boi, kkkkkkkkk...
    O nosso novo será de Suede... Infelizmente nem pensei na praticidade, só na beleza, rsrsrs... :)
    Bjooo

    ResponderExcluir
  6. O meu é o suede, acho a textura dele mto confortável.... corino é horrivel, dura mto pouco, fica com aspecto mto feio!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi linda, acabei de comprar o meu neste tecido de suede, mas já pedi para impermeabilizar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Bo dia, tb gostei do post, visto que troquei a menos de o meu, queria muito o de suede, mas mesmo impermeabilizando pensei que nao resolveria , e seria um ivestimento mais alto e por muito ppuco tempo,ja o corino e bem facil de limpar e tenho 2 criancas peq em casa, mas ai resolvemos comprar um retratil qye estava com preco bom, mas nao se corino, maridao aqui adora dormi no sofa, entao recusado bjs, Marla

    realizandosonhovirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei o meu de suede é maravilhoso!!!!
    =)))
    vou mandar hipermeabilizar pra nao ter problemas com convidados derramando comida e bebida por lah

    bjobjooo

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Vim agradecer a sua visita! Seja bem vinda viu? E volte sempre!!!

    Concordo com vc sobre o sofá... protagonista. O meu é de suede, mas já estou louca para trocar, não sei se é o caso de todas, mas eu enjoo... essas coisas deveriam ser mais baratas, rs.

    bjo,
    www.mamaezistica.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quero o meu de Suede, acho linnnndo :D
    Bjoos Fran :*

    P.s: Quanto a Auto Make-Up, eu até levo jeito pra coisa, mas me falta técnica sabe?! Ai eu vou fazer pra ficar melhor na coisa rsrsrs :)

    ResponderExcluir
  12. Eu quero um em Suede impermeabilizado, mas sabe lá quando vamos comprar, pq a prioridade é a mesa de jantar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha parado p pensar nisso, nesses tipo de revestimentos!
    rs
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  14. Oiii
    Tem selinho la no blog pra vc!!!bjo

    ResponderExcluir
  15. Nossa é até dificil escolher.
    bem bacana as dicas e a resenha :*

    http://cherrybombsstore.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post e as dicas!! Meu sofá era de courino e a diarista limpava de forma incorreta e acabou estragando :(. Prefiro tecido que courino hoje tbm!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Nossa adoro esses post's são muito interessantes, aqui em casa é o de chenille, comprei e não me arrependo a 2 anos, pra mim que sou super descuidada ele ta resistindo muito bem, rsrsrs. Agora se trocasse adoro o de suede, nossa parece coisa fina kkkk, de todos não lembro de ter visto o de sarja, mesmo indo sempre a Tok&Stok. Bjs!

    ResponderExcluir
  18. This feature adds more digital camera ratings and is
    perfect for professional nature photographers who
    want to take photos with no artificial lighting. Canon cameras are the loved of millions of photographers who want to explore more sides of photography.

    While recording, you can also change the audio levels
    by using the touch wheel, so if the audio is
    riding a little too high, you can change on the fly.

    My web blog; canon mark 5d iii

    ResponderExcluir
  19. Another fact which a lot of people are interested in
    is the battery. All in all this is a great digital camera to have if you're looking to take high speed quality pictures or movies. But there are only a few that put out top quality cameras.

    Also visit my blog post canon 6d review

    ResponderExcluir
  20. Olá! Sou um estranho no ninho..rs mas tô montando meu apto ... e o sofá tá sendo minha dor de cabeça ...com revestimento em PU (poliuretano) o chamado "couro sintético" (ou boi sintético se preferir..rs) presta? Já li posts sobre descascamento após um tempo mesmo sem grande uso ou utilização de produtos químicos. Grato:)

    ResponderExcluir
  21. Qualo melhor para aguentar gatos com tendências de vândalos?

    ResponderExcluir
  22. por que as pessoas acharam "engraçado" vc nao querer sentar em cima da pele de um ser que era vivo. Eu tb sou assim, detesto couro, nao uso nada que pertencesse a um ser vivo antes. Prefiro korinos ou tecidos. Materias é que nao faltam

    ResponderExcluir
  23. Alguém aqui já impermeabilizou o suede? Qual foi o resultado? Eu li em alguns lugares que não é recomendável....

    ResponderExcluir
  24. Gente quanto mais ou menos vcs acham que vou gastar impermeabilizando meu sofá chenille ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma