Fogão Comum ou Cooktop?

Eu estou apaixonada por um certo fogão da Electrolux que vi, então minha decisão está quase feita, mas ainda assim fica aquela pontinha de dúvida do que escolher. Meu irmão por exemplo, pretende ir de cooktop. Mas afinal de contas, quais são as diferenças de um fogão e um cooktop? Qual vale mais à pena? Que modelo escolher? Dei uma pesquisadinha para ajudar na escolha.

fogão ou cooktop?
Número de bocas

Já vi cooktops de duas bocas, que são ideais para quem mora sozinho e praticamente não cozinha em casa. Seria mais para coisinhas rápidas como esquentar o leite, fazer o macarrão. Não aconselho para quem gosta de cozinhar não. A vantagem é que não ocupa quase espaço nenhum.

Para um casal, que já se aventura mais em cozinhar, e que more em apartamentos de pequenos a médios, quatro bocas seriam mais convenientes. O fogão de quatro bocas não ocupa tanto espaço quanto o de seis bocas e é suficiente para fazer o básico (por exemplo, arroz, feijão e acompanhamento).

Para uma família maior, com crianças, talvez o mais adequado seria um fogão de seis bocas. Existem também os fogões de cinco bocas, que costumam ser do mesmo tamanho que o de seis, mas com uma chama central mais potente. Porém, eles ocupam mais espaço, sendo ideais para quem cozinha bastante e tem disponibilidade de espaço na cozinha.


Fogão

O Fogão de chão é o mais comum de ser encontrado. Vem com o queimador a gás e forno. Tem uma altura padrão que permite que o mesmo seja operado apoiado no chão. É possível colocar rodinhas no mesmo para facilitar sua movimentação no caso de manutenção e limpeza.

fogão de chão

O Fogão de embutir também possui forno como o fogão de chão, porém não possui uma base com apoio, e sim uma espécie de faixa lateral, que permite que o mesmo seja apoiado em uma bancada. Nesses casos, é necessário que o móvel que irá aopiá-lo seja preparado adequadamente para um encaixe perfeito.


fogão de embutir
Cooktop

Os cooktops são fogões de apoio. Os cooktops modernos, têm um acabamento diferenciado, trazendo modernidade ao ambiente, com acabamento em aço inox, vidro ou vitrocerâmico. Uma vantagem é que ocupam pouquíssimo espaço, já que necessitam somente da bancada de apoio. Toda a parte de baixo, que seria ocupada pelo forno no fogão convencional, pode ser usada como armário.

O problema do cooktop é justamente uma das suas grandes vantagens. Ele não tem forno. Caso você use forno, ele deve ser comprado separadamente. E se for instalado um forno, perde-se o espaço ganho. Mesmo assim, é uma opção moderna e as cozinhas com cooktop e forno embutido ficam lindas.


Funcionamento dos cooktops

O funcionamento à gás é semelhante ao fogão convencional, sendo possível usar botijões ou gás natural (encanado). Possui queimadores de chama viva (gera fogo).
cooktop a gás

O sistema elétrico usa a energia elétrica para aquecer uma resistência, que provê o calor necessário ao cozimento. É possível ver a resistência tomar uma cor avermelhada quando está quente, porém não é gerado fogo.
cooktop elétrico
Já o sistema de indução, que é o mais moderno, gera calor através de correntes eletromagnéticas acionadas automaticamente pelo contato com panelas de metal; é a panela que esquenta, não o fogão. A desvantagem desse último é que nem toda panela funciona com esses cooktops, elas precisam ser de metal. A vantagem é que não queima. Sim! Isso mesmo, com o cooktop de indução ligado, se você colocar a mão sobre o queimador não vai sentir nada, ele não queima!
cooktop por indução
Resumo

Cada um deve escolher o aparelho que melhor se adapta à sua necessidade e, principalmente, ao seu orçamento. Hoje em dia o preço dos cooktops já caiu bastante, chegando próximo ao preço dos fogões convencionais, mas como o forno é comprado à parte, pode deixar o projeto um pouco mais caro, porém é muito mais moderno. O fogão comum tem a praticidade do forno acoplado e um preço geralmente mais atrativo, porém não possui o glamour de um cooktop.

Comentários

  1. Nossa que legal...nao sabia deste sistema de indução...qta modernidade né.
    Eu tbm fico em duvida qto a escolha do fogao...
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita modernidade... eu acho lindo e super legal o de indução, mas restringe muito as panelas.
      Beijinhos...

      Excluir
  2. Adorei o post. Eu fiquei nesta dúvida e acabei optando pelo fogão tradicional.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que vou no tradicional, mas de embutir :)
      Beijinhos...

      Excluir
  3. Oiiiiii...bem, eu já estou decidida que quero um cook top, pois o vidro é super fácil de limpar, o único problema, que vi descrito em um blog, agora não me recordo qual, são as bocas, pois elas são fixas, só saem as tampinhas, então se cair alguma coisa lá (principalmente líquido) já viu né?! também não sei dizer se são todos os modelos, mas de qq forma, eu quero rsrs, só estou na indecisão de será de 4 ou 5 bocas.

    um bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... num fogão tradicional tem o mesmo problema, então acho que vc pode ir de boa no cooktop!
      Beijinhos...

      Excluir
  4. Oi!

    Eu optei por um fogão convencional. Até tinha comprado um cooktop, mas achei os valores dos fornos à gás (não queria o elétrico)muito caros na época, então acabei dando o cooktop pra minha mãe. E assim eu fico mais tranquila, pois com o fogão eu posso mover ele sempre que eu quiser.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que o valor é o que vai me fazer optar pelo fogão normal... mesmo porque preciso do forno pra fazer lasanha! Hehehe...
      Beijinhos...

      Excluir
  5. O cooktop e lindo,mas o ruim e a falta do forno. E aqueles fornos de embutir são tao caros. Por enquanto vou ter um fogão ganhado, mas quem sabe daqui uns tempos não tenha um conjunto sonhado :-]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Aline! As coisas podem ser temporárias, mas logo estará tudo do seu jeitinho! Beijinhos...

      Excluir
  6. Fran, optei pelo cooktop por ser mais moderno, e mais facil de limpar, rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Fran querida!
    Agradeço pelo carinho neste ano.
    Que Papai do céu abençoe sempre!!!!!
    Bjos
    Daia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daia, eu que agradeço!
      Suas dicas são ótimas e fico muito feliz com suas visitas! Um ótimo 2013 para você, cheio de realizações!
      Beijinhos...

      Excluir
  8. Concerteza Cooktop, muito mais bonito, fácil de limpar e combina perfeitamente com cozinhas pequeninas, como as nossas né?!


    Ah parabéns pelo sucesso do blog e obrigada pelo selinho, desculpe a demora em aparecer!


    Feliz ano novo, felicidades pra ti!


    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica maravilhoso, Bruna! Mas acho o preço dos fornos muito caro... enão posso ficar sem lasanha... hahaha...
      Um beijão e obrigada pela companhia esse ano!

      Excluir
  9. Cute, um ótimo ano pra você também, cheio de realizações! Um beijinho...

    ResponderExcluir
  10. Oiiii eu tbm estou com mtas duvidas sobre qual fogão comprar.
    Eu sempre tive esse fogão normalzinho mais acho o cooktop lindo!
    Soh que outro dia eu descobri

    esse outro esse outro tipo de cooktop

    Por indução e fiquei encantada. Mas tenho medo de comprar e ele dar problema já que
    ele é mais moderninho. O que vocês acham? Alguem tem??? bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... eu não tenho e na verdade não pretendo ter porque só funciona com panelas de ferro :)
      Mas acho que não deve dar problema não... funciona com eletricidade, como se fosse um imã.
      Beijinhos...

      Excluir
  11. Eu escolhi cooktop e fogão. A cozinha fica linda e a diferença para o tradicional na prática não existe. Segui uma dica de um amigo para comprar com promoção www.lojamabecorp.com.br/sulamerica preços de fábrica mas ainda mais baratos. :D

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post.
    Surgiu uma dúvida: o cooktop pode ser apoiado diretamente na bancada sem precisar furar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma