Checklists: Essenciais para o Quarto

No primeiro post da série, falamos dos essenciais para a cozinha. Agora vamos falar dos essenciais para o quarto. Tá certo que tendo um colchão e um travesseiro, já é possível dormir, mas sempre é bom ter algum conforto, não é mesmo? Então vamos conhecer o que é o básico e o que não é tão básico assim, mas que pode nos ajudar a descansar um pouco melhor?

  • Cama: A ideia de usar cama ao invés de colocar o colchão no chão é para melhorar o conforto térmico. Geralmente, o chão tem uma temperatura mais fria, e dependendo da espessura e material do colchão, esse frio pode incomodar um pouco durante o sono. É possível substituir a cama por um pallet ou por um acolchoado de EVA, de forma a fazer esse isolamento térmico também.
  • Colchão: Existem diversos modelos e materiais, cada um com suas características específicas. Podem ser de espuma, de molas, ortopédicos, com pillow top, sem pillow top. O importante nesse caso é ao comprar o colchão, levar em consideração o peso (para definir a densidade da espuma), experimentar para verificar o conforto. Outra coisa importante é lembrar de fazer a rotação do colchão de tempos em tempos, para evitar que deforme e trocá-lo dentro do prazo definido pelo fabricante.
  • Travesseiro: Assim como o colchão, podem ser feitos de diversos materiais; espuma, fibras, penas, plumas. A escolha do travesseiro ideal é muito particular, e deve considerar a rigidez, a altura, o tamanho e material ideais para cada pessoa. Um travesseiro que é confortável para você, não necessariamente é confortável para o outro.
  • Lençol de baixo: Usado para proteger o colchão e ao mesmo tempo dar conforto a quem dorme. Pode ser com elástico ou sem, sendo que o lençol com elástico costuma ficar mais firme no lugar, sendo aconselhado para aquelas pessoas que se mexem muito à noite.
  • Lençol de cima: Ele poderia ser opcional, já que é possível muito bem dormir sem lençol quando está calor, mas no frio, é importante ter uma camada separando o corpo do cobertor ou edredom. Em especial, essa separação se faz necessária para manter a coberta limpa por mais tempo. O lençol de cima pode ser com dobra feita ou sem dobra feita.
  • Fronha: É o que protege o travesseiro do contato direto com a pele. Geralmente combina com o lençol, e pode ser com aba ou sem aba.
  • Cobertor / Edredom: Nos dias mais frios, ajuda no conforto térmico, isolando o corpo da temperatura fria do exterior e aprisionando o calor mais próximo ao corpo. Podem ser de diversos materiais também, sendo que o edredom em geral é antialérgico, ao contrário da maioria dos cobertores.

Agora vamos àqueles itens não tão essenciais, mas que podem fazer a diferença?

  • Água de lençol: Serve para deixar os lençóis cheirosos, se aliada a óleos essenciais, podem ser parte de um processo de aromaterapia. A essência de lavanda é ótima para ajudar a ter uma boa noite de descanso.
  • Abajur / Luminária: Algumas pessoas têm o costume de ler um pouco antes de dormir, e para isso uma luminária pode ajudar bastante. Também é interessante ter um abajur com uma luz mais baixa para deixar aceso naqueles minutinhos antes de ir dormir, apara manter iluminado, porém ainda assim permitir que o corpo produza melatonina.
  • Colcha: É uma peça decorativa mas que possui uma função prática. Ela protege o lençol de forma que a poeira do dia a dia não se assente sobre o mesmo.
  • Capa de Edredom: O suor costuma manchar os edredons se eles não são lavados com frequência, porém nem sempre é possível lavar em casa, e lavar em lavanderia é caro. Para isso, pode-se usar a capa de edredom. Ela protege contra as manchas de suor e é facilmente lavável em casa.
  • Capa de Travesseiro: Usada por baixo da fronha, ela é mais uma camada de proteção para o travesseiro durar mais tempo. Podem ser impermeáveis, fazendo com que o suor não estrague as fibras do travesseiro.
  • Criado-mudo / Mesinha lateral: Indispensável para quem usa óculos, é interessante tê-los para apoiar algum livro que se esteja lendo, um remédio que tenha que ser tomado a noite, ou até mesmo para colocar um belo porta-retratos.
  • Protetor de colchão: É uma camada de proteção para o colchão durar mais tempo. Podem ser impermeáveis, fazendo com que o colchão não fique manchado e dure mais tempo. Pode ser facilmente lavado em casa.
  • Tapete: Para evitar o choque térmico ao se levantar da cama, é interessante ter um tapetinho lateral, que pode ser dos mais diversos materiais e compor a decoração do ambiente.
Claro que há outras coisas que podemos ter em um quarto além do que foi listado nesses checklists, porém creio que o essencial é isso! E vocês, têm mais alguma sugestão de itens essenciais (ou nem tão essenciais assim) para colocar em um quarto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cama Box: Saias

Piso Laminado

Armários sem puxadores?