Bate Papo: Cachorro em Apartamento

A Hannah é a típica cachorrinha de apartamento, ela é uma maltipoo (mistura de maltês com poodle), é pequenininha, de pelo longo, não tem grandes necessidades de fazer exercícios. Ela está com 3 anos no momento e está conosco aqui em casa desde filhotinha. Tanto eu quanto meu marido já tivemos cachorros antes, mas nunca em apartamento, então tivemos que aprender algumas coisas para garantir o bem estar da Hannah.

Antes de sequer pensar em ter um cachorro, pesquisei no regulamento interno e convenção do condomínio, se poderia ter um cachorro ou não e quais as restrições. No meu condomínio, são permitidos e a única restrição é que precisamos manter a carteirinha de vacinação atualizada e disponível para consulta da administração se necessário. Outro ponto que o regulamento menciona é o fato de precisar usar o elevador de serviços para transportar o cachorro. Uma coisa que fizemos também foi colocar rede de proteção nas janelas e varanda, para evitar acidentes.

Nossa preocupação depois do básico (segurança, comida, água e lugar pra dormir) foi com as necessidades dela. Tanto eu quanto meu marido trabalhamos fora, então a Hannah precisaria aprender a fazer suas necessidades dentro do apartamento. Porém, ela precisaria aprender onde é o local adequado para isso. Optamos então pelo tapetinho higiênico.

Como meu apartamento possui varanda, optei por deixar o tapetinho na varanda, bem rpóximo a um ralo, para facilitar a limpeza quando necessário. No começo a Hannah errava as vezes, mas não foi difícil ensiná-la a usar o lugar certo, pois ela já havia tido o exemplo da mãe dela, que já usava o tapetinho, então ela lembrava que não era pra fazer no chão.

Quando ela fazia o xixi dela no lugar errado, usávamos um desinfetante especial para limpar áreas pet, o Sanol Dog. Isso é importante porque não podemos deixar resquícios do xixi, para o cachorro não achar que o lugar errado é o lugar certo de fazer o xixi. Já o tapetinho, vem com um produto que atrai o cachorro, fazendo-o lembrar que lá é o lugar certo.

Bem, uma vez que ela aprendeu, as coisas ficaram bem mais fáceis. Se a gente mantém o tapetinho limpo, dificilmente o apartamento fica cheirando a cachorro. Porém há dias em que o sol está mais forte e acaba subindo um pouquinho do cheiro de xixi. Nesses casos, trocamos o tapetinho imediatamente e usamos um desodorizante de ambiente só pra dar uma disfarçada temporariamente.

Sobre os pelos, cada raça tem uma característica diferente. Alguns cachorros soltam muito pelos, outros soltam pouco. A Hannah é uma cachorra que tem pelagem simples e longa, então ao contrário do que eu imaginava, ela dá muito menos trabalho com pelos espalhados, pois os pelos dela quando caem, enroscam nos pelos existentes e acabam não sujando muito o ambiente. Porém, por essa característica, é preciso pentear os pelos dela com frequência. Mas mesmo assim, alguns pelos sempre caem. Para esses casos, temos um belo aspirador de pó, que dá conta de manter tanto o piso quanto o sofá da casa em dia.

No começo nós até tentamos dar banho nela em casa, mas descobri que banhos em pet shops são muito mais eficientes... ela volta bem mais limpinha e o pelo permanece arrumado por muito mais tempo, então aqui em casa, só limpamos os olhos e as patinhas após os passeios.

Como ela já está com 3 anos, ela está muito mais tranquila, porém quem pensa em pegar um filhotinho tem que entender que na época da troca de dentes eles podem ficar bastante destruidores. Tem algumas coisas aqui em casa que ela destruiu... comeu os cantinhos dos rodapés, o cantinho da porta do banheiro, os pés da minha cama, as pernas dos banquinhos da varanda.

Para evitar ou minimizar esses estragos, é importante deixar brinquedinhos, mordedores, coisas para o cachorro se distrair e aliviar a coceira dos novos dentes. Depois que os dentes são trocados, eles ficam bem menos destruidores, mas continuam com necessidade de ter brinquedinhos para se distrair.

E acho que mais do que tudo, é preciso lembrar que ao adotar um bichinho, você passa a ser responsável por ele. É como um filho, tem que ensinar o que pode e o que não pode, é preciso brincar e interagir com ele, e nunca, mas nunca, abandoná-lo. Eles tem sentimentos e são seres vivos como nós.

Acho que é isso aí, se tiverem mais alguma dúvida sobre como é ter um cachorro em apartamento, deixe um comentário que ficarei feliz em ajudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma