Obras: Fechamento em Vidro


Hoje boa parte dos apartamentos contam com uma sacada, e para poder aproveitá-las na maior parte do ano, uma boa opção é fazer o fechamento em vidro, que hoje é autorizado por grande parte dos condomínios. Meu apartamento atual tem fechamento de sacada e no novo também vou colocar, pois gosto bastante. É como se fosse um quintal dentro do apartamento!

O primeiro cuidado antes de instalar um fechamento de vidro, é consultar o condomínio para saber se é permitido e qual o padrão a ser utilizado. Por exemplo, no meu apartamento atual, as esquadrias tem que ser brancas, o vidro tem que ser laminado de 8mm, há uma especificação quanto ao número de folhas e tem que haver uma abertura na parte superior para permitir circulação de ar. Já no apartamento novo, o vidro tem que ser temperado de 10mm e a abertura para circulação de ar é na lateral.

Tendo o ok do condomínio, é a hora de pesquisar muito! peça indicações aos vizinhos, peça para ver de perto como ficou o fechamento, pergunte se houve algum problema na entrega, faça muitos orçamentos. É um investimento alto, então o material e o acabamento tem de ser de qualidade. No meu caso, estou fazendo com o mesmo vidraceiro que fez o fechamento da minha mãe, pois ele é muito caprichoso e pontual. Assim que ficar pronto, eu coloco umas fotos.

Ah, e por falar em fotos, vou deixar aqui as fotos do fechamento do meu apartamento atual. para vocês verem como fica interessante uma varanda com o envidraçamento:


O padrão permitido no condomínio é o de folhas que podem ser recolhidas na lateral. Ou seja, naqueles dias de calor, temos abertura de 90% da varanda, para deixar o ventinho entrar. Já no inverno, fechamos totalmente para manter o ambiente menos frio.


Quanto às vantagens de envidraçar a varanda, além do exposto acima, há o conforto acústico. Eu moro perto de uma rodovia, então há momentos em que tem bastante ruído de veículos. Com o fechamento em vidro, esses ruídos são muito reduzidos, ao ponto de eu quase não ouvir barulhos externos.

Outro ponto positivo é quanto à limpeza. O vidro protege da chuva e da poeira (imagina a fuligem preta que vem da rodovia). Como meu filho e minha cachorra gostam de brincar na varanda, eu tenho que me preocupar muito pouco com a limpeza, já que é como se eles estivessem brincando dentro do apartamento.

Comentários

  1. Nossa fica muito bom mesmo!
    Não sei ainda se no novo ap vão permitir, mas minha varanda é tão micro que nem sei se vale a pena rs
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com varanda muito pequena realmente pode não valer a pena. Mas pra quem tem sacada grande é desperdício não fazer... rs

      Excluir
  2. Acho legal o investimento porque a varanda acaba sendo muito mais usada, parece que o apartamento "cresce". E tem a questão da limpeza, mesmo. Eu já morei em dois apartamentos que não tinham o fechamento na varanda e a gente nunca usava, era o maior desperdício de espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... vejo na casa da minha mãe, onde a varanda é integrada com a sala... meu filho usa muito o espaço. Vale a pena.

      Excluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma