Dica: Cama Feita Parte 1 - Lençóis

Já falei que eu adoro olhar as palavras que são usadas na busca e que acabam direcionando aqui pro blog? Assim descubro os assuntos que geram interesse e posso falar mais sobre eles. Um dos termos pesquisados que me chamou a atenção foi "como arrumar cama box queen". Então vamos falar um pouco sobre arrumar a cama?

Não sei vocês, mas eu amo deitar em uma caminha bem arrumada. Gosto do toque geladinho do lençol quando ele está esticadinho. Essas sensações me ajudam a pegar no sono (nada contra quem gosta de cama bagunçada, como é o caso do meu marido). Fora que visualmente uma cama arrumadinha faz toda a diferença na decoração né?

Vamos começar pelo básico? Conhecendo os lençóis. Existem lençóis de diversos materiais, de diversas apresentações. Vamos explorar um pouco cada um deles:
  • Algodão: São lençóis feitos de fibra natural (algodão) possuindo menos de 180 fios. Mesmo não tendo tantos fios em sua trama, possui maciez, sendo é antialérgico assim como todos os lençóis feitos com algodão puro. Em geral possuem um preço bastante acessível.
  • Percal: É o lençol que possui 180 fios ou mais. Essa trama mais fina faz com que os lençois tenham um toque mais macio. O percal costuma apresenta-se como 100% algodão (puro) ou misto (em geral 50% algodão e 50% poliéster. O lençol de algodão puro costuma ser um pouco mais caro, porém o de matéria prima mista, tem um preço mais atraente e amassa menos. A desvantagem do lenço 50% algodão é que ele não deixa a pele respirar tão bem quanto o lençol 100% algodão.
  • Malha: Também feito com algodão puro, a malha é diferente devido a trama utilizada nos fios. Trata-se de um lençol que amassa pouco ou quase nada. É uma boa opção para a roupa de cama das crianças, pois é bastante macio e não é muito caro.
  • Flanela: A primeira vez que vi um lençol de flanela foi  na casa de uma amiga que sente frio o tempo todo, pudera, é um lençol bem quentinho, feito de flanela para os dias frios. Não é um lençol fácil de se encontrar, mas é um lençol bastante durável e bem aconchegante.
  • Algodão egípcio: O percal já tem os fios mais finos, mas o algodão egípcio tem o os fios mais finos ainda. É um lençol mais caro, porém muito resistente e extremamente macio. Porém, por serem feitos de uma fibra natural, amassam com bastante facilidade.
  • Seda: Outro lençol aconselhável para dias mais frios é o lençol de seda. Apesar da seda ser um tecido natural, ela retém bastante calor. Trata-se de um lençol é bastante caro, porém com textura extremamente macia e aveludada.
  • Cetim: Pode ser feito a partir da seda ou com fibras sintéticas, o cetim tem as tramas bem fechadas e um brilho bem característico. Possui toque macio e liso, sendo inclusive recomendado para ser usado como fronha, de forma a diminuir o atrito com os cabelos e dessa forma melhorar a aparência dos fios.
  • Microfibra: A microfibra é composta de fios bem finos, em geral uma mistura de algodão e poliéster. Possui um ótimo caimento e em geral tem um preço bastante acessível.

Meu tipo de lençol favorito é o percal de algodão. Bom, mas agora conhecemos os materiais, e sabemos as vantagens de desvantagens de cada um, vamos conhecer como é composto um jogo de cama?
  • Lençol de baixo: Pode ser com elástico ou sem elástico. Trata-se de um lençol que é usado para cobrir o colchão. O lençol com elástico é mais prático, pois ele abraça o colchão, fazendo com que ele permaneça no lugar mesmo depois de uma noite de sono
  • Lençol de cima: Pode ser com dobra ou sem dobra. Trata-se do lençol com o qual nos cobrimos ao dormir. Alguns já vem com dobra feita, outros são totalmente planos.
  • Fronha: É a capa dos travesseiros, que pode ser tipo envelope ou tipo saco.
E por enquanto é isso. No próximo post falo um pouco sobre como colocar os lençóis na cama e sobre técnicas de envelopamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma