Dica: Posição do Sol

Faz um certo tempo, fiz uma postagem falando sobre a incidência do sol e como isso influenciou na compra do meu apartamento atual. Para o novo apartamento, não levei isso em consideração, pois estava com poucas opções, mas acho que hoje em dia minha opinião mudou um pouco com relação ao tema.


Meu apartamento atual tem face leste, ou seja, pega o sol da manhã. No inverno é bem gostoso, pois não fica tão gelado, mas no verão, fica bem difícil ficar na sala pela manhã. Já o novo apartamento tem face sudoeste, ou seja, vai pegar bem menos sol e já vi que no inverno fica bem geladinho. Torço para no verão ele ficar mais fresco também, já que tanto meu marido quanto meu filho são bem calorentos.

Na época, o que não me atentei é que há uma boa diferença entre face norte e face leste. A tal da face norte é mais iluminada, mas não tem incidência direta do sol, o que faz com que ela não sofra de extremos de temperatura como a face leste, que é um forno de manhã e resfria bem à tarde.

Mas por que existe essa diferença de insolação no inverno e no verão? Simplesmente porque o sol não incide perpendicularmente à terra o ano todo! No verão o sol fica mais próximo de perpendicular e no inverno, ele fica mais baixo (por isso a diferença de temperatura!), conforme podemos ver na figura abaixo, que representa o verão no hemisfério sul.

Traduzindo isso para a incidência, podemos ver nas figuras abaixo que no verão, uma área maior recebe lus solar no verão e uma área menor no inverno. Porém, em ambos os casos, a direção norte recebe lus solar, por isso a preferência por ela.


Ou seja, no fim das contas, escolher a face ideal depende muito da temperatura média do local e da sensibilidade ao calor ou frio que a família tem. Não é porque um apartamento é face norte que ele é melhor que um face sul, ele simplesmente vai dar uma sensação térmica diferente, o que pode ser bom ou ruim, depende do gosto de cada um.

Comentários

  1. Olha que eu nunca tinha pensado nisso. O meu futuro ap tb foi uma das últimas unidades vazias então nem dava pra pensar muito, mas pro próximo vou prestar mais atenção.
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma