Ideias: Aquecimento de Agua

Água aquecida nas torneiras, vale a pena? E a água do chuveiro? Qual tipo de aquecimento é o melhor para minha casa? Com a chegada do frio a gente vai lembrando como é bom ter água quentinha disponível em casa para o banho, ou mesmo para simplesmente lavar uma louça. Vamos conversar um pouco sobre esse assunto e descobrir juntos qual a melhor opção para a necessidade de cada um.

Aquecimento a gás: Requer uma infra-estrutura própria, já que o aquecimento é feito em um local separado do banheiro (geralmente a lavanderia), e a água já quente é transportada através dos encanamentos até o banheiro. Quanto mais distante for o chuveiro do aquecedor, maior é a perda térmica da água, por isso nem sempre a água chega no chuveiro com a mesma temperatura que está marcado no aquecedor. Porém, a potência dos aquecedores a gás costuma ser mais alta que os elétricos, proporcionando banhos mais quentes com água em abundância. Nesse tipo de aquecedor, é gerada uma chama, que aquece a água conforme ela passa pelo fogo.

Aquecimento elétrico: O aquecimento é feito no próprio local, usando um aquecedor geralmente de pequeno porte. Como ingra-estrutura, requer um ponto de aterramento e o correto dimensionamento da estrutura elétrica do apartamento. Hoje em dia acredito ser o tipo de aquecimento mais usado nas casas brasileiras. Não costuma ser tão potente quanto o aquecimento a gás, porém alguns chuveiros contam com pressurizador, que aumenta o fluxoi de água nos banhos.

Outras formas de aquecimento: Existem outras formas de aquecimento, que em geral usam boilers (unidades de armazenamento que além de aquecerem a água, a mantém na temperatura correta). Esses aquecedores com boiler, podem ser alimentados com energia elétrica, energia solar ou mesmo gás. A vantagem do boiler é que ele tem uma capacidade maior que os aquecedores de passagem, já que possuem um "estoque" de água já quente.

Banheiros

Quando pensamos em água aquecida, já lembramos do banheiro não é mesmo? E o principal tema é o chuveiro, que em geral tem aquecimento a gás ou energia elétrica. Cada um desses métodos tem suas vantagens e desvantagens e aqui eu conto um pouco sobre a escolha do aquecedor a gás do meu apartamento: Aquecedor. Uma vantagem de ter água quente na pia do banheiro é poder lavar o rosto e escovar os dentes sem passar muito frio no inverno.

Cozinhas

Um lugar interessante de se ter água quente é na cozinha, pois além de garantir algum conforto a mais nos dias frios para lavar a louça, ajuda a agilizar o preparo de alimentos, pois a água já aquecida ferve muito mais rápido que a água em temperatura ambiente. Além disso, a água quente funciona como um adstringente, ajudando na remoção da gordura das louças e panelas.

Lavanderia

Lavar a roupa com água quente ajuda na remoção de manchas difíceis. porém hoje em dia, as máquinas lava e seca contam com aquecimento de água próprio, não precisando de uma fonte externa de calor.

Comentários

  1. Dicas altamente relevantes estou amando e estudando cada vez mais seu blog, wlw por compartilhar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma