Dica: Vasos Autoirrigáveis

Acho lindos aqueles jardins verticais que hoje em dia são usados em apartamentos, mas eu tenho uma séria dificuldade em manter as plantas vivas, porque esqueço de colocar água nos vasinhos. Já tive uma hortinha em casa que estava muito linda, mas consegui matar todas as plantinhas coitadinhas.

Então ontem no trabalho, ganhei uma mudinha de manjericão e resolvi que vou colocá-lo no meu jardim vertical tentar mantê-lo vivo. E para não esquecer de matar a sede dele, vou comprar um vaso auto irrigável. Vocês sabem o que é isso?

Os vasos autoirrigáveis são vasos que possuem um sistema de irrigação acoplado, que mantém a terra úmida por mais tempo que um vaso comum, reduzindo então a freqüência com a qual temos que molhar as plantas. Por exemplo, se uma planta precisa ser molhada diariamente, com um vaso auto irrigável, essa tarefa pode ser feita uma vez por semana ou até mesmo uma vez a cada duas semanas, dependendo da taxa de absorção de cada planta e da umidade relativa do ar.

Uma outra vantagem do vaso auto irrigável é que o reservatório de água fica fechado, e dispensa aqueles pratinhos para recolher a água, que podem virar criadouros de mosquitos. Mais um ponto positivo para eles.

Existem vários tipos e formatos de vasos autoirrigáveis, porém o funcionamento deles é muito similar. Abaixo está uma ilustração que demonstra o funcionamento desses vasos. É bem simples, em geral possuem um reservatório onde a água é colocada e algumas fibras que fazem a condução da água até a terra, assim como funcionam as raízes das plantas.

Então é isso... vou me arriscar para ver se desse jeito eu consigo manter as plantinhas vivas por mais tempo. Afinal de contas, um verdinho sempre trás mais vida a uma casa, não é mesmo?

Comentários

  1. Oi Fran!

    Eu preciso desses vasos pq tbm acabo matando todas as minhas plantinhas! =(

    E sobre o Pilates, eu tbm comecei pq odeio academia, e deu super certo, estou adorando!!! =)

    beijos!
    Gábi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma assassina profissional de plantas... rs... mas o manjericão que eu plantei no vasinho, está sobrevivendo e crescendo!

      Beijos
      Fran

      Excluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma