Erros de Decoração

Olá pessoas! É... eu sei, eu sei… sumi... acontece que continuo sem novidades do apê, então acabei ficando meio fora do ar... fora que foi um feriadão na semana passada e deu preguicite de escrever para o blog... hehehe... mas chega de conversa! Pelo título do post, vocês já têm uma noção do que vou falar... erros de decoração!

Enquanto estava pesquisando o assunto, achei um blog engraçadinho sobre o tema, quem quer ver umas coisinhas esquisitas que se usa por aí para decoração, dê uma passadinha lá: http://faildecoration.blogspot.com/

Então vamos ao que andei pesquisando... parece que são 5 pontos bastante importantes onde as pessoas às vezes acabam errando.


Perder-se no objetivo

Ao se decorar um ambiente, é preciso ter uma idéia clara do que se pretende com o ambiente, que caminho seguir. Basicamente, é preciso achar uma linguagem, uma identidade para o ambiente. A partir daí, dá para seguir numa linha de decoração. Já pensou misturar num mesmo ambiente móveis modernos com vitorianos? Se não for feito com muito cuidado, pode acabar num desastre.

Outro ponto importante é que ao saber o objetivo de sua decoração, fica mais fácil fazer as compras, e evita-se perder tempo com o que não será usado. Afinal de contas, ninguém tem tempo para ficar perdendo batendo perna por aí.

Quando o ambiente será dividido por mais de uma pessoa, é fácil também se perder no objetivo, pois cada um tem um conceito diferente, então antes de definir o projeto, é bom ter uma boa conversa para chegar em um denominador comum.


Não identificar necessidades

Os móveis e objetos de uma casa têm um propósito e cada família vai ter uma necessidade diferente. Por exemplo, um sofá de dois lugares é muito confortável e pode ficar ótimo na sua sala, mas não adianta se a sua família for de quatro pessoas. Se numa casa existem crianças, é um pouco complicado usar um sofá claro, pois com certeza ele irá sujar. Mas não é impossível, se quiser um sofá claro, que seja escolhido um material impermeável e de fácil limpeza.

Porém, de nada adianta também pensar no propósito e comprar a mobília sem medir tudo antes para garantir que o espaço a ser ocupado pelo móvel esteja correto, permitindo livre circulação e conforto.

cabe mais um?

Iluminação

Todo projeto de decoração tem que ter um projeto de iluminação. Deve-se tomar cuidado para destacar o que tem que ser destacado e também com a cor de luz a ser utilizada. Já vi lugares com dois pontos de luz, um com uma lâmpada de tom mais quente e um com tom mais fio... fica muito esquisito. Pesquisem bastante as lâmpadas, pois elas podem dar diferentes efeitos, ter potências distintas, temperatura de cor.

Nota: quando falo temperatura de cor, é se a luz tende para o amarelado (quente) ou para o azulado (fria). Para ambientes como cozinhas, lavanderias, onde é preciso boa iluminação e remetem a limpeza, as cores frias vão bem, já para salas, quartos, e ambientes que pedem aconchego, as cores quentes ajudam.

Existem também técnicas de iluminação diferentes para cada ambiente. Sala de Estar pede iluminação indireta e confortável, já pensou uma sala com lâmpadas fluorescentes? Fica com cara de sala de espera de consultório médico... não dá. Já as Cozinhas pedem iluminação direta e focada... uma iluminação indireta (que fica ótima na sala) não permite ver e manusear objetos apropriadamente, além de poder causar uma bela dor de cabeça.
já tentaram trabalhar no escuro?


Muita informação ou pouca informação

A máxima de menos é mais também se aplica à decoração. Muitos detalhes em um ambiente pode deixá-lo poluído, cansativo, com cara de desorganizado. Porém, se não é colocado nenhum detalhe, pode acabar com um ambiente frio, impessoal, com cara de hospital.

Uma dica importante é focar em alguns objetos chaves de decoração. E talvez basear-se neles para definir os demais objetos.

Outro ponto é o alinhamento. Os objetos não podem ser dispostos de qualquer forma. Eles têm de ser posicionados como se tivessem sido colocados no local com um objetivo, e não deixados lá por engano.

acho que ainda tem espaço na parede para mais um quadro...


Combinação de cores e estampas

Cuidado com as compras por impulso... pode ser que as cores ou estampas não harmonizem com o ambiente. Não que não se possa usar várias cores, mas é preciso cuidado na escolha, pois é preciso misturar harmonicamente as cores e formas.

Ao se misturar cores e estampas, é tentar seguir um padrão, ter uma cor que se repita nos diversos objetos, dando unidade ao ambiente. Repetir uma cor em diferentes texturas os estampas ajuda a fazer os objetos parecerem pertencer ao mesmo “conjunto”. Mas nada de combinar tudo com tudo, senão pode ficar bastante esquisito.

alguém viu uma cama camuflada aí?


Mas resumindo tudo, li em um site que “Os ambientes devem ser parecidos com a personalidade do morador”. Ou seja, nenhuma regra se aplica 100% a uma pessoa. o que vale mesmo é bom senso e se você gosta do resultado final ou não, não o que os outros pensam.

Comentários

  1. Ótimas dicas!!! Com der reza super úteis! Já estou trabalhando nos conceitos dos cômodos com o maridão rs... O bom é que ele concorda bem comigo, então acho que nao vai ser problema rs... Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim fica bem mais fácil! Com certeza vai dar tudo certinho pra vocês! Diálogo é a base de tudo!

      Excluir
  2. Adorei as dicas, as vezes não percebemos msm que caimos nestes erros.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Mto bom o post com essas dicas, eu por exemplo tenho mto medo de errar na decoração do apê.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb morro de medo de errar... tanto pra mais quanto pra menos. Beijinhos...

      Excluir
  4. Adorei o post, ótimas dicas!!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Gente esse blog que vc indicou é uma comedia... Como tem gente sem nocao ne?? Rsrs...
    Bjaooo

    ResponderExcluir
  6. Amei!Algumas pessoas têm mania de reproduzir, ou melhor, tentar reproduzir inspirações de revista e internet sem mto bom senso. Daí surgem as presepadas que a gente vê por aí!
    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... acho que se inspirar está ok, mas tem que tomar muito cuidado... Beijinhos...

      Excluir
  7. Oi Fran, pois é, apartamento alugado é assim mesmo, mas tá bem aconchegante, essas mantas na sala são nossa salvação para assistir um filmezinho! rsrs. bju
    Nossa, essa última foto tá ú ó...rsrs. bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que estão se virando aí! Fazendo parecer um lar... =D
      Beijinhos...

      Excluir
  8. Adorei o post, você sempre com dicas incríveis.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ei Francine, obrigada por divulgar o blog! Hahahaha! Até peguei a cama camuflada, vou colocar lá e dizer que peguei daqui, ok?!

    Bjão! E volte sempre!!!

    Fernanda
    FailDecoration

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, fique à vontade para pegar a imagem... peguei do google mesmo, não sei se tem dono :)

      Excluir

Postar um comentário

Comente, opine. Ficarei muito feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

Armários sem puxadores?

Download: Imagens para quadros (Parte 2)

Checklists: Ordem da Reforma