Blogging tips

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Forno a Gás ou Elétrico?

Estou quase convencida a optar por um cooktop ao invés de um fogão de embutir, afinal de contas, além do visual mais interessante e moderno, fui convencida pelo namorado que ele é muito mais fácil de limpar (tem menos cantinhos onde pode acabar acumulando sujeira). Mas o que ainda me trás alguma dúvida são os fornos de embutir, que são meio carinhos, e podem ser ou elétricos ou a gás.


Olhando os modelos básicos a gás e elétricos, não tem muita diferença de preços não, então no fim, acho que preço não seria um diferencial decisivo. Acontece sim, que tem muito mais modelos elétricos e eles são mais bonitos. E quando falo mais bonitos, é que o forno elétrico permite painéis eletrônicos, que ficam bem mais modernos.

Aí fui pesquisar nos blogs e sites e a maioria diz a mesma coisa, as principais diferenças são:

Forno a gásForno elétrico
Vantagens
  • Aquecimento e resfriamento mais rápido que o forno elétrico (aproximadamente 10 minutos).
  • Consome menos energia elétrica, pois somente a utiliza para gerar faísca ou para acender a lâmpada.
  • Se você tiver gás natural (encanado), pode ser conveniente, devido ao valor reduzido.
  • É mais econômico em utilizações freqüentes.
  • Para assar tortas pode ser melhor, pois esquenta mais embaixo do que em cima, e não queimando a cobertura.
Vantagens
  • Maior controle de temperatura.
  • A distribuição do calor dentro do forno é melhor se possuir ventoinha.
  • Mais fácil de limpar.
  • Não há necessidade de mão de obra especializada para instalação, somente uma tomada aterrada (normalmente 220V).
  • Mantém o calor por mais tempo depois de desligado (útil para manter pratos quentes).
  • Funções para ligar apenas o calor no chão, ou no teto do forno, e função grill, usada para gratinar ou dar cor ao assado.
Desvantagens
  • Não distribui o calor igualmente por todo o forno, podendo assar irregularmente.
  • O controle de temperatura é feito por termostato, mas não é tão preciso, afetando preparações delicadas como doces.
  • Mais difícil de limpar do que o forno elétrico.
  • Custa mais para ser instalado, pois necessita de mão de obra especializada.
  • Requer conexão com a rede de gás ou com botijão retornável, sendo que no caso de gás natural, pode ser necessário converter o forno.
  • Tem risco de vazamentos de gás se a manutenção não for feita de forma apropriada e nos prazos corretos.
  • Não gratina alimentos, a não ser que tenha a função grill, que é uma resistência elétrica, assim como o forno elétrico.
Desvantagens
  • Custo de operação maior que o do forno a gás.
  • Demora a esquentar e esfriar (cerca de 20min para atingir temperatura).
  • São um pouco mais caros do que os fornos/fogões a gás. Dependendo do modelo, muito mais caro.
  • Não vem junto com o fogão, há somente de embutir.
  • Necessita instalação elétrica que suporte o consumo do forno
  • Nem todas as cozinhas vêm equipadas com tomada 220V aterrada, que é a mais apropriada para este forno.
  • Móvel onde o forno será instalado deve ser preparado para suportar a temperatura do forno.

Não contente com a opinião dos outros, e não acreditando no que falam sobre o consumo, Então resolvi partir para o lado do custo para se usar um forno a gás e o custo para se usar um forno elétrico... e simplesmente não consigo descobrir como calcular o custo de gás, afinal de contas, a Comgás (concessionária que atende São Paulo) usa uma tabela escalonada de preços (quanto mais você consome, menos paga pelo metro cúbico). Então resolvi fazer os cálculos usando o GLP mesmo ao invés do GN.

Fornos Elétricos

Pesquisei alguns modelos e vi uma variação de potência entre 1,89 KW/h e 2,35 KW/h, que é menos que um chuveiro elétrico bom, daqueles que esquentam de verdade. Levando em consideração o valor do KW/h cobrado pela Eletropaulo, temos um gasto entre R$ 0,45 e R$ 0,56 por hora de utilização de um forno elétrico.

1,885 KW/h * R$ 0,23801 = R$ 0,45 /h
2,35 KW/h * R$ 0,23801 = R$ 0,56 /h

Até que não parece ser muito não é mesmo? Ainda mais se considerarmos que o forno nem é tão usado assim como o fogão. Eu realmente imaginava que o gasto de um forno elétrico fosse maior.

Fornos a Gás

Aqui estava bem difícil de achar informações, viu? Os fabricantes não disponibilizam nos sites a informação de quantos m3/h ou Kg/h os fornos a gás consomem... aí fica difícil fazer as contas, né?

Bom, o botijão de gás de 13Kg custa por volta de R$ 35,00, ou seja,  R$ 2,69 por Kg de gás. Pelo que andei olhando, em média, em fogo alto, um forno gasta 0,250 Kg/h, ou seja:

0,250 Kg/h * 2,69 = R$ 0,67 /h

Não consegui dados para calcular o consumo no caso de fornos a gás usando o gás natural, mas achei uma reportagem do jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/economia/adeus-ao-velho-tradicional-fogao-3880159), que menciona um teste feito pela Electrolux e um feito pela Brastemp. Como não posso republicar o conteúdo, faço um resumo abaixo:
  • Teste feito pela Electrolux: Fornos OG7MX e OE7MX têm o mesmo gasto.
  • Teste feito pela Brastemp: Fornos linha Clean têm custo de fabricação de um bolo de R$ 0,37 para o elétrico e em R$ 0,29 para o a gás.

Comparativo das tarifas

Lembrando que um forno elétrico demora 20 min para aquecer totalmente, e um forno a gás demora 10 min, para aquecer os fornos gasta-se R$ 0,11 no gás e R$ 0,14 no elétrico, acaba dando quase o mesmo valor no elétrico e no gás, o que faz sentido de acordo com o teste feito pela Electrolux. Porém nessas contas, considerei o gás de botijão, que é mais caro que o gás natural, portanto, o teste da Brastemp também faz sentido, pois com gás natural se gasta menos mesmo.

Bom gente, acho que é isso... então resumindo, acho que a diferença não é muita, em especial para quem usa pouco o forno, já para quem usa bastante, o forno a gás natural costuma ser mais econômico (gás de botijão, não necessariamente). 

91 comentários:

  1. NUnca tinha parado para pensar nessa comparação..rsrs
    Otimo post!
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... às vezes me dá 5 minutos e resolvo fazer posts informativos... rs...
      Beijinhos...

      Excluir
    2. Nossa muito bom, eu estava na dúvida e acabei de saná-la.
      Muito obrigada

      Excluir
    3. A taxa de conversão de GLP em kg para GN em m3 é:
      Kg x 1,26 = M3 (pois esta é a eficiência energética)
      http://www.gasmig.com.br/Gas/Equivalencia.aspx

      Com este dado, poderemos estimar o consumo de GN para fins de comparação de economia.

      Excluir
  2. Adorei essa informação super útil flor. Eu optaria pelo elétrico, em meu AP não tem gás embutido, assim tomaria mais espaço em minha micro cozinha...rsrs e acho mais bonito também.

    Beijãooo e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que no seu caso seria mesmo melhor o elétrico.
      Beijinhos...

      Excluir
  3. Hahaha, vc eh boa de cálculo hem?! rsrs .. assim como a kinha, nunca tinha parado pra pensar nisso, mas sempre optei pelo forno elétrico :)

    adorei o post!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou meia boca em matemática, mas sou pão dura o suficiente pra aprender a calcular essas coisas... rs...
      Beijinhos...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. haha, gostei do comentário! muito bom o post, estava realmente procurando por uma informação mais convincente! já adquiriste o teu? e o que achaste? estou querendo trocar o fogão da mãe, por um cooktop e forno embutido! mas ela adora fazer bolos, pães, coisas que vão ao forno por, em média, 1 hora..
      acho que o elétrico seria desvantajoso neste caso, não? e as opções de forno embutido a gás são bem restritas no mercado, aliás consegui apenas 2 marcas deles. estou na dúvida, saberia me indicar algum?

      Excluir
  4. Oi Fran,
    O meu é elétrico, gosto bastante, mas ele esquenta pra rebenta, quando abre a tampa quase deixa a gente cega....kkkk
    Não vi diferença nenhuma na minha conta de luz, mas não faço muito bolo, uso mais para lasanha, pão de queijo, essas coisas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... pois é, como é pouco usado, não faz muita diferença mesmo. Beijinhos...

      Excluir
    2. Qual marca é o seu Bianca querida?

      Excluir
  5. Nossa..decisão difícil mesmo né? Lá em casa eu tenho forno normal, junto com o fogão. Acho que separado fica bem mais chique..rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... primeiro foi difícil decidir entre fogão normal e cooktop... agora empaquei no forno... hehehehe...
      Beijinhos...

      Excluir
  6. O meu é elétrico, mas eu quero um cooktop para o próximo, acho que fica muito bonito.

    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica muito legal... vale à pena!
      Beijinhos...

      Excluir
  7. Oie! Olha no outro ape eu tinha o forno de embutir, e hj tenho cook e forno eletrico a gas, eu eu adoro viu! O meu nao demora para esquentar não, mas para resfriar costuma demorar sim, mais que o convencional, demorei para me adapatar a ele, mas hj nao troco não, o meu assa doce e salgado junto e sem passar gosto de um pro outro, E o cook, sem comentarios muuuuuito melhor que o fogao tradicional.
    Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da ideia do forno elétrico... só preciso ver direito se tem ponto de 220 lá no apê...
      Beijinhos...

      Excluir
    2. Querida quais as marcas do cook e do forno que vc tem?

      Excluir
  8. Eu tive na minha lista de dsejos o fogão elétrico por muito tempo. Mas hoje, acho o forno a gás melhor por ser mais econômico e já ouvi muita gente fazer da manutenção cara de um forno elétrico. Mas se pudesse, teria ambos hehehe!
    Adorei o post, bem explicativo e detalhado!!! Muita coisa que nem sabia!
    Bjs =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... se a gente tivesse espaço e dinheiro seria tudo mais fácil, não é mesmo? rs...
      Beijinhos...

      Excluir
  9. A gente fica em duvida mesmo,sao tantas opçoes que mercado oferece ne

    Minha mae tem um forno eletrico e é mto bom,assa tudo rapidinho.

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto dos dois... o legal do elétrico é que o visual é mais interessante... Beijinhos...

      Excluir
  10. Oi Fran!
    No apê tenho gás encanado e já incluso no condomínio, ou seja, usando ou não eu pago.
    Então, nossa preferência está sendo pelo à gás, mesmo.
    A dificuldade que achei foi pouca opção comparada com os elétricos.
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vale à pena à gás mesmo... o meu gás vai ser individual, então não faz tanta diferença...
      Beijinhos...

      Excluir
    2. Oi Fran... me diz uma coisa, no meu apto o gas é encanado..porem tem apenas 1 saida de gas, e esta saida eu uso pro cooktop... e agora... se eu comprar um forno a gas... como faco pra adaptar ele...

      Excluir
    3. Oi Fran... me diz uma coisa, no meu apto o gas é encanado..porem tem apenas 1 saida de gas, e esta saida eu uso pro cooktop... e agora... se eu comprar um forno a gas... como faco pra adaptar ele...

      Excluir
  11. Adorei o post. Fiquei com tanta dúvida e acabei optando pelo fogão tradicional... Quem sabe depois eu troque.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fogão tradicional é bom pelo preço e por já ter tudo junto. É uma ótima opção tb.
      Beijinhos...

      Excluir
  12. Olá Fran, bom, a principio eu queria um cooktop, porém vi que o fogão de embutir gasta bem menos gás... e a minha cunhada me disse que o problema que ela tem é q quando falta energia ela não consegue usar o forno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... tem isso... no forno à gás um fósforo resolve tudo... tem suas vantagens mesmo.
      Beijinhos...

      Excluir
  13. Menina tenho os dois e mais o fogão a lenha, gosto mais do agás por que é mais rápido, até esquentar a chapa do elétrico demora um pouquinho. Mas gosto de fazer doces no fogão elétrico. Adorei tuas dicas, tem muitas coisas que eu desconhecia.
    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... nada como ter espaço, né? E as coisas devem ficar uma delícia no forno à lenha... ai que vontade de ir pra um sítio.... Beijinhos...

      Excluir
  14. ótima comparação, eu cheguei a pensar em comprar cooktop e o forno separado, mas achei um absurdo o fato de o cooktop + forno fica mais que o dobro de um fogão que vem com as duas funcionalidades rs... Então escolhi o fogão. :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... sai bem mais caro mesmo e os móveis tem que ser feitos nas medidas certinhas... em questão de praticidade o fogão convencional dá de 1000 a 0.
      Beijinhos...

      Excluir
  15. nossa o botijao aqui em Brasília é R$ 50,00, ou seja vale mto a pena o eletrico neh??w
    adorei sua comparação ate recomendei no google toara q mais pessoas encontrem ficou otimo

    Ahhh tem sorteio lá no blog!!!
    Participa e espalha pras amigas!!!
    bjobjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Brasília é uma cidade cara mesmo... E eu tô falando do botijào aqui no interior da cidade de São Paulo... rs... no subúrbio as coisas são menos caras.
      Obrigada por recomendar!!!
      Beijinhos...

      Excluir
  16. Fran,
    Eu tive essa mesma dúvida!
    O que me impulsionou pela decisão foi o fato de o elétrico ser mais potente...
    Hoje eu uso um elétrico e acho melhor que o a gás!! ;)
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... o elétrico é mais preciso tb... ótimo pra fazer doces.
      Beijinhos...

      Excluir
  17. Num sei queria ter os dois! Meus é de gás e não trocaria por ser um Brastemp de 2 fornos, mas a olhuda aqui também quer um el´trico rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... como já falei em alguns posts... ai se a gente tivesse espaço e dinheiro, né? Beijinhos...

      Excluir
  18. eu tenho a elétrico, e dizem que esquenta mais do que o gás.

    baci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e é mais preciso que o à gás... mas pra fazer lasanha, tanto faz... hehehe... beijnhos...

      Excluir
  19. Respostas
    1. Obrigada, Bel... a ideia é ajudar as pessoas tb!
      Beijinhos...

      Excluir
  20. Obrigada pela ajuda lá no blog, vou perguntar sobre o uso da rede de proteção no dia da Assembléia do condomínio.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal... rede de proteção em geral não dá problema não.
      Beijinhos...

      Excluir
  21. Muito boa sua comparação aqui é eletrico e gosto muito :*

    http://ixifiqueinoivaeagora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta... vi que tem bastante gente com forno elétrico dizendo que é muito bom!
      Beijinhos...

      Excluir
  22. Nossa me ajudou muito, já me decidi, forno elétrico :)

    Um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Que bom que ajudou... essa é a ideia mesmo!
      Beijinhos...

      Excluir
  23. Quando pesquisei, optei pelo fogão pq não íamos fazer a cozinha planejada e por cortes no orçamento, mas preferia mil vezes o cooktop e o forno a gás,

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... aí com certeza vale mais à pena o fogão comum... bem mais em conta!
      Beijinhos...

      Excluir
  24. Adorei as dicas tava com uma duvida cruel ..agora já decidir vou ficar com o elétrico..

    ResponderExcluir
  25. Olá, Francine e meninas! Tirei muitas dúvidas no seu blog, estou adorando! E aqui vai uma dica pra quem quer praticidade e menos trabalho na cozinha: acabei de encontrar no site www.compracerta.com.br um FORNO ELÉTRICO DE EMBUTIR CONSUL FACILITE INOX, que é AUTOLIMPANTEEEE!!! Que maravilha! Acabei de comprar, depois conto pra vocês. Bjos, Nancy

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, achei este artigo na net, muito bom, comprei um apto na planta e em alguns meses fica pronto, vou optar também pelo forno elétrico de embutir..agora vou ver o blog desde o começo. Parabéns novamente pela matéria.

    ResponderExcluir
  27. Muito legal essa comparação!

    Francine, realmente mais informação impossível! Essa dúvida colocada para ler era o que eu realmente precisava! Minha mulher e eu, estamos perdidos quanto a encontrar fornos embutidos a gás (que é disparado nossa preferência), mas ao colocar em cheque o custo, isso diminuiu minha dúvida. Agora, irei pesquisar sobre manutenção de ambos os fornos para verificar se o custo é realmente maior no elétrico.

    Assim como vc, também passamos pelo mesmo, ou seja, custos e principalmente espaço...rs (47m² de apartamento não tem como fazer muito...rs)

    Um abraço!
    Edson

    ResponderExcluir
  28. Valeu pelo post!! É exatamente o que eu estava procurando entender e decidir qual modelo de forno comprar. Será o elétrico pela maior oferta de modelos no mercado! Parabéns pela matéria.
    Alexandre

    ResponderExcluir
  29. muito bom!!!...me ajudou bastante, também achava que o consumo do forno elétrico era um absurdo...rsrsrsrs....vou comprar hoje o consul facilite elétrico, valeu pelas dicas!!!...bjs

    ResponderExcluir
  30. muito bom!!!...me ajudou bastante, também achava que o consumo do forno elétrico era um absurdo...rsrsrsrs....vou comprar hoje o consul facilite elétrico, valeu pelas dicas!!!...bjs

    ResponderExcluir
  31. Incrivel, melhor analise que ja vi.

    ResponderExcluir
  32. o q vcs acham de cooktop a gás em cima de forno elétrico? algum risco? tem conhecimento de algum fato?

    ResponderExcluir
  33. Francine,

    muito útil a comparação
    estou me decidindo por um modelo a gás ou elétrico

    obrigada

    ResponderExcluir
  34. o calculo esta otimo, mas, a vida pratica me mostrou que o forno eletrico eh terrivel. Simplesmente nunca consegui assar um bolo no meu, NAO RECOMENDO MESMO! Pessoal comprem fogao completo de embutir, com forno mesmo, os cooktops sao terriveis de limpar, o meu da fisher tem uma parte impossivel de limpar, se soubessem meu arrependimento de nao ter comprado um fogao completo de embutir da brastemp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho cooktop da Brastemp Ative a mais de 2 anos...nunca me deu trabalho para limpar. Súper prático! É só tomar cuidado para não riscar o vidro, porque do resto... só elogios!

      Excluir
    2. Meu cooktop é Fisher, não posso molhar a parte debaixo dos botões de acender pois faz o barulho da faísca tentando acender (isso em todas as bocas e sem virar nenhum botão de acendimento) e ele nem tem 1 ano. Como a Divani me arrependo de não ter comprado fogão completo de embutir, tem o de 2 fornos da Eletrolux que é lindo! Mas como é muito caro não jogo meu cooktop fora (ainda)! Talvez por isso estou demorando a me decidir quanto ao forno. E também tem a questão do móvel para embutir o forno que é outro gasto com marcenaria! A Divani não está sozinha no arrependimento! kkk

      Excluir
  35. Gostei do Post, esclareceu muito. Quando temos as informações necessárias, no final, quando todas as outras variáveis não são vistas como problemas sérios, será o gosto ou o sonho que nos ajudarão a decidir.Vou optar pelo elétrico lá em casa. Sou futuqueira quando o assunto é limpeza, sou persistente quando o assunto é fazer o que gosto, então no meu caso o que impediria seria o consumo e como não é tão alto assim....deu pra mim...rsrsrs Se o fornecimento de energia for interrompido, eu peço uma pizza..kkk Parabéns!!

    ResponderExcluir
  36. Belo post e ótima comparação!! Recentemente, adquiri um Electrolux.. ainda não liguei, pois, terei que trocar minha fiação.. nada que um dia de trabalho de um bom eletricista que eu conheço, não resolva!
    Enfim.. o produto é bom, mas caso alguém compre, atentem-se às exigências referente a instalação recomendadas pelo fabricante... Eu fui pega de surpresa e estou adaptando minha casa para ter um Cooktop e um forno de embutir!!
    Estou mega feliz com as aquisições e já ouvi relatos de quem tem.. Ninguém está arrependido!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Muito obrigada pelas informações. Essas eram exatamente minhas dúvidas. Estou montando minha cozinha e anda difícil encontrar um forno Brastemp (mesma marca do cooktop, geladeira, microondas e coifa) a gás. Achei que iria pagar muito mais em consumo de energia elétrica. Sou jornalista há quase dez anos e te digo com toda a sinceridade, você poderia investir na carreira! Abraços

    ResponderExcluir
  38. ia começar a fazer todas essas contas quando achei seu post. Perfeito !!! Acredito que seja mesmo por ai e decidi ir pelo forno elétrico!
    Abs
    Salviano

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, Francine! A minha grande dúvida com relacao ao forno é a instalação elétrica e o registro do gás? Você sabe dizer se o registro pode ficar dentro do nicho embutido, se tem que ficar fora, se a tomada pode ficar dentro? Como é isso?

    ResponderExcluir
  40. Muito bem elaborado o post. esta sendo util para muita gente!

    ResponderExcluir
  41. Madame Butterfky... O forno precisas ter fio de cobre e o gas nao pode ficar perto,
    Tem um pequeno espaço que voce precisa isolar o forno de fundo e de lado.

    Quem comprou cooktop e disse que é dificil de limpar, nao sei se o fischer é ruim. mas eu tenho um de vidro da continental, passo so um perfex coom detergente tá limpo e lindo, pode limpar quente, nao quebra, so nao passar faca, bombril pq é vidro né... De inox ja nao recomendo porque ele é mais sensivel e precisa do produto certo.

    ResponderExcluir
  42. Nossa estou na mesma duvida, estamos montando o ap agora .. e estamos com essa duvida cruel na cozinha...
    Cooktop a gás ou elétrico ..
    Forno a gás ou elétrico ...
    Churrasqueira a gás ou elétrica ..

    São tantas opções de mercado e ao pesquisar vc não acha muitas informações.. gostaria de saber de quem tem .. ajuda a escolher...

    Belo topico

    ResponderExcluir
  43. Excelente post.
    O que eu procurava. Apesar de continuar um pco na dúvida ainda.
    Vc já decidiu? Gostou da decisão?

    ResponderExcluir
  44. Excelente post.
    O que eu procurava. Apesar de continuar um pco na dúvida ainda.
    Vc já decidiu? Gostou da decisão?

    ResponderExcluir
  45. No meu AP, fui de cooktop (linha ative da Brastemp) e forno elétrico (Eletrolux). O simples fato de ter apenas 1 saída de gás, para o cooktop, já me fez descartar o forno a gás. Outro ponto eh que temos mais opções e preços melhores dos fornos elétricos. Uma busca rápida no Buscapé mostrará isso. Com relação a limpeza, todos que eu conheço são unanimes: cooktop é muito mais fácil de limpar. Já o forno elétrico, a maioria não tem dificuldades em limpar. Quanto ao consumo, não tenho dados reais para dizer se um consome mais que o outro, porém já li em outros lugares falando que o custo do elétrico é levemente superior, que o usuário só precisaria ficar preocupado com isso se utilizar o forno com uma frequência muito grande ou para uso comercial.

    ResponderExcluir
  46. Adorei sei post foi o q mais explicou direitinho os pros e os contras perfeito, já decidi opitar pelo elétrico, já q vou trocar meu fogão por um cooktop muito obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Olá, meus parabéns por este tema. Me ajudou muito em minha decisão. Vc foi muito técnica. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  48. Olá, estou construindo minha casa e com dificuldade em decidir por qual forno optar. Gostei muito da sua explicação, bem clara e com completa.
    Vi em um outro blog mais uma desvantagem do forno elétrico "se a energia acabar o funcionamento é interrompido".

    ResponderExcluir
  49. Aee Fran...to pesquisando sobre fornos e olha com o que me deparo? Seu blog..r.s.

    Parabéns heim mackenzista, muito interessante e bem construido. Também estou pra receber meu apê mes que vem..beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  50. Pessoal, a minha duvida é também sobre usar o cooktop a gás e o forno elétrico. Sera que teria problema?
    Pensei na marca Fisher alguem sabe se é boa?
    E fico na duvida de quantos litros o forno... Somo 4 em casa. Asso muita carne a peça...

    Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziele, como tenho o cooktop da Fisher te aconselho a não optar por esta marca. O meu é de vidro e fácil de limpar, nada gruda no vidro, porém não pode molhar a parte de baixo dos botões de acendimento que começa o barulho das faíscas tentando acender todas as 5 bocas (sem virar os botões para acender). Tenho que desligar da tomada, esperar um pouco e religar. Sei que é questão de sorte, tem gente que comprou outra marca e também não teve sorte, mas na dúvida escolha marca top no mercado.

      Excluir
  51. Pessoal, a minha duvida é também sobre usar o cooktop a gás e o forno elétrico. Sera que teria problema?
    Pensei na marca Fisher alguem sabe se é boa?
    E fico na duvida de quantos litros o forno... Somo 4 em casa. Asso muita carne a peça...

    Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  52. Ao contrário do que vc afirma em seu ótimo artigo, o gás natural é mais caro que o GLP em aproximadamente 49,3%. (fonte: http://www.liquigas.com.br/wps/portal/!ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hvPwMjIw93IwMDFzcjA6OgoADLQA8XQ-cAE_2CbEdFABkXeDQ!/?PC_7_KN022HG20OVI40270TOD3A1OE7_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Web%20Content/liquigas/menu/comunicacao/noticias/gas+natural+x+glp)
    Isso se deve ao menor poder calorífico do GN em relação ao GN. Alem disso, o GN é importado e o GLP é feito no BR.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Comente, opine. Ficarei muito feliz!